O mercado de smartphones vive um bom momento: prevê-se que as vendas globais em 2024 crescerão 5,8% em relação às do ano passado, chegando a 1,23 bilhão de unidades.
Vivaldo José Breternitz (*)
Os dados são do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, publicação da empresa de pesquisas International Data Corporation (IDC).
Um dos principais fatores desse crescimento, é o forte aumento das vendas de dispositivos Android, que por terem preço mais acessível fazem sucesso nos mercados emergentes, após dois anos difíceis. Também os smartphones mais sofisticados dessa família vem apresentando crescimento, especialmente por disporem de funções de inteligência artificial.
Acredita-se que o crescimento dos Android neste ano chegará a 7,1%, enquanto o dos iPhone será de 0,8%. O IDC acredita que o fraco desempenho da Apple é resultado do aumento da concorrência na China, mas que a situação pode mudar com o lançamento do próximo iPhone, previsto para 9 de setembro.
Para a IDC os números do iPhone melhorarão em 2025, com um crescimento anual de 4%, também graças à disponibilidade de funções de inteligência artificial.
A IDC conclui dizendo os smartphones com essas funções representarão 18% das vendas já em 2024.
São números interessantes, que, no entanto, podem ser afetados pela instabilidade no mercado de chips, devido a problemas na cadeia de suprimentos desses componentes, causados por situações como a guerra comercial envolvendo a China e os Estados Unidos, secundados por seus aliados.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].