Câmeras dotadas de inteligência artificial estão sendo instaladas em rodovias do Reino Unido, visando impedir que motoristas joguem lixo pelas janelas de seus carros, como informou o jornal The Telegraph.
Vivaldo José Breternitz (*)
Os infratores podem ser multados em até £ 100, ou cerca de R$ 650; as primeiras câmeras entrarão em operação no distrito de East Hampshire e são parte de testes que vem sendo realizados pela National Highways, empresa pública responsável pela gestão de estradas no país.
As câmeras são capazes de enviar automaticamente as imagens das infrações à polícia, que poderá multar os infratores sem que haja flagrante feito por um polícial ou através do exame de imagens capturadas por câmeras comuns, que toma muito tempo e são pouco eficazes.
Tem havido uma preocupação crescente com o lixo nas rodovias do Reino Unido. A ONG Clean Up Britain, que luta contra a poluição, disse em fevereiro que entraria com uma ação legal contra a National Highways se o combate ao lixo nas estradas não fosse intensificado.
As câmeras e inteligência artificial já são usadas para monitorar outros aspectos relativos à direção de veículos; é notório o uso que a Amazon faz desses dispositivos visando controlar seus motoristas entregadores. Em fevereiro, um motorista da empresa compartilhou um vídeo no TikTok mostrando como a câmera é usada para capturar informações acerca de coisas como: paradas não programadas para tomar café ou ir ao banheiro e afivelar o cinto de segurança.
Esses são alguns aspectos, até que positivos, do Big Brother em que vivemos.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.