A OpenAI, criadora do ChatGPT, deverá lançar o GPT-5, uma nova versão de sua inteligência artificial generativa.
Vivaldo José Breternitz (*)
Segundo disse o portal Business Insider, o lançamento deve ocorrer nos próximos meses, sendo que alguns clientes da OpenAI já estão testando o novo produto – um executivo de uma dessas empresas teria dito ao portal que o GPT-5 “é realmente bom, significativamente melhor”.
Em breve a empresa pretende ver o GPT-5 testado por um “red team”, uma equipe que buscará de forma exaustiva encontrar problemas na ferramenta, antes que ela seja disponibilizada para o público. Esses testes são similares aos que a Sora IA, a ferramenta da OpenAI para criação de vídeos hiper-realistas, vem sendo submetida.
Neste momento, um dos maiores concorrentes da OpenAI é o Google, com sua inteligência artificial generativa Gemini. Também na briga pelo mercado dessas ferramentas, está a Anthropic, empresa fundada por ex-funcionários da OpenAI, que tem dito que seu produto Claude 3, lançado em março passado, funciona tão bem ou melhor do que os produtos dos atuais líderes de mercado, OpenAI e Google.
Todos esses lançamentos mostram que não teve sucesso a iniciativa de março de 2023, quando um grupo formado por empresários do setor tecnológico, especialistas e políticos, solicitaram em uma carta escrita em tom apocalíptico, a suspensão por seis meses dos experimentos com inteligência artificial de vanguarda, pois consideravam que estes “podem trazer grandes riscos para a humanidade”.
Mais uma vez, a busca pelo lucro segue tendo prioridade.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].