O Google Play baniu 16 aplicativos que já haviam sido instalados mais de 20 milhões de vezes.
Vivaldo José Breternitz (*)
Isso aconteceu depois que foram detectadas atividades maliciosas realizadas por esses aplicativos. Para os usuários, essas atividades implicavam em consumo maior de dados e bateria, além de baixarem a performance de seus equipamentos.
Os aplicativos tinham funcionalidades legítimas, como lanterna, câmera, leitura de QR codes e conversões de medidas. No entanto, ao serem abertos, baixavam clandestinamente bibliotecas adicionais de código que os levavam a abrir páginas da web e selecionar links em segundo plano, de forma a aumentar artificialmente o número de cliques recebidos em anúncios.
Os anunciantes também eram fraudados, pois há uma prática de negócio que permite que terceiros, no caso os fraudadores, recebam dinheiro quando seus links encaminham usuários ao anúncio; isso não acontecia, pois o software dos criminosos apenas simulava visitas dos usuários dos dispositivos afetados aos anúncios.
As fraudes foram descobertas por pessoal do McAfee Mobile Research Team – a McAfee é uma das mais importantes empresas do mundo na área de softwares de segurança.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.