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GM abandona planos de construir novo robotáxi

em Tecnologia
sexta-feira, 26 de julho de 2024

A Cruise, subsidiária da GM voltada à construção de carros autônomos, anunciou estar abandonando seus planos de construir o Origin, um veículo projetado especificamente para ser um robotáxi.

Vivaldo José Breternitz (*)

Ao invés do Origin, os próximos robotáxis da empresa serão adaptações do Chevrolet Bolt, um carro elétrico compacto lançado em 2016 e que é o elétrico mais vendido nos Estados Unidos.

A presidente e CEO da GM, Mary Barra, disse aos acionistas que o abandono dos planos de construir o carro decorre questões relativas à economia de escala e da incerteza regulatória enfrentada pelo Origin, em função de seu design único – até o momento, a ausência de volante e pedais e outros fatores estão em desacordo com a legislação americana, dificultando o lançamento do veículo.

A GM reportou despesas da ordem de US$ 583 milhões no segundo trimestre, relacionadas à baixa contábil de ativos do Origin e de outros custos de reestruturação. A subsidiária Cruise teve um prejuízo operacional de US$ 1,14 bilhão no segundo trimestre, incluindo uma baixa contábil de US$ 605 milhões.

Embora as declarações da executiva pareçam deixar em aberto a possibilidade do retorno do Origin, o portal TechCrunch diz que o Cruise está efetivamente morto. A decisão também dá outro propósito à próxima geração do Chevrolet Bolt, embora a GM tenha se recusado a informar quando sua versão autônoma estará disponível.

“A GM e a Cruise estão otimizando recursos para focar o desenvolvimento do nosso próximo veículo autônomo na próxima geração do Bolt em vez do Origin”, escreveu um porta-voz da GM em comunicado à imprensa, complementando com a afirmação de que “Essa mudança cria uma opção mais econômica e escalável para chegarmos a um veículo autônomo mais rapidamente”.

No entanto, o cofundador da Cruise, Kyle Vogt, que foi CEO da subsidiária até renunciar em dezembro, criticou a decisão, dizendo que mais uma vez a GM abandona um projeto pioneiro e promissor, abrindo espaço para seus concorrentes.

Vogt lembrou a história do Electric Vehicle 1, o EV1 que foi um veículo elétrico pioneiro lançado pela General Motors em 1996. Foi o primeiro carro elétrico moderno a ser produzido em massa por uma grande montadora, que de forma abrupta o tirou de linha em 1999, ao que parece em função de fatores como alto custo de produção, falta de infraestrutura de recarga e pressão do lobby do petróleo.

Caso tivesse continuado a trabalhar no desenvolvimento do EV1, talvez à GM estivesse muito à frente de seus concorrentes.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].