A pandemia gerou uma debandada de consumidores para o e-commerce. De acordo com o relatório Webshoppers, edição 42, realizado pela Ebit | Nielsen, somente no primeiro semestre de 2020 houve um total de 90,8 milhões de pedidos online, 47% de crescimento em relação ao ano anterior. De olho nesta tendência, a Caricanecas, maior empresa de caricatura digital do mundo, com mais de 500 unidades franqueadas em todo o Brasil, que já possuía um sistema de vendas online, apostou em tecnologia para impulsionar ainda mais as vendas dos franqueados da rede, através de um sistema de tráfego voltado para o site, WhatsApp e redes sociais de seus franqueados. “Como todos os investimentos que fazemos, esse foi mais um pensando no crescimento do nosso franqueado, em um momento em que o ecommerce ganha ainda mais força”, afirma Dinho, Ceo e Fundador da Caricanecas. “Com um gestor de tráfego, cada unidade passou a ter um poder maior de alcance, identificando o consumidor ideal para cada produto, a hora mais estratégia de fazer uma divulgação, entre outros parâmetros”. Os franqueados que apostaram no sistema de tráfego, conseguiram aumentar suas vendas em 300%.
Segundo Bruno César, gestor de tráfego da Caricanecas, um anúncio feito com um bom planejamento possibilita a segmentação do público-alvo através da sua idade, gênero, localização e interesses, impactando o consumidor de maneira mais certeira. “Quando você soma tudo isso à qualidade do produto e a mensagem a ser divulgada, tem a possibilidade de trazer um grande número de pessoas interessadas em adquirir aquele item, além de acompanhar mais de perto a marca”, comenta.
Resultado mais que satisfatório
Com apenas um mês da implantação desse sistema, os franqueados da Caricanecas já começaram a faturar mais. Crescimento do número de pessoas interessadas no produto, movimentação nas páginas das redes sociais e aumento de vendas foram os avanços adquiridos pelo tráfego. Este foi o caso do Leonardo Moraes, que possui uma franquia em Limeira, no estado de São Paulo, e que desenvolveu uma estratégia para alcançar novos públicos. “O retorno tem sido supreendentemente positivo. As redes sociais representam um terreno fértil para captar clientes qualificados. Hoje, minha unidade tem contato com um número muito maior de interessados e grande parte dos contatos são convertidos em vendas,” comenta.
Outro caso positivo é o de Raquel Fernandes, que possui uma unidade da marca em Ibiuna, São Paulo. Somente no primeiro mês de uso do sistema, a empresária conseguiu aumentar as vendas em R$ 3 mil. “O resultado foi muito bom porque uniu duas questões que fazem parte da realidade das pessoas e-commerce + redes sociais. Ao unir essas duas coisas e identificar o meu público-alvo de modo mais certeiro, o resultado não podia ser diferente”, afirma.
Além do avanço de vendas nas franquias, a Caricanecas conseguiu melhorias na gestão de suas unidades, já que os franqueados passaram a olhar as redes sociais de forma diferente, serem mais criativos e terem ideias diferentes para se comunicarem. “Melhorou a sintonia da rede como um todo, e a franqueadora pôde vivenciar um crescimento coletivo. Ter seus franqueados engajados com a marca, com o mesmo foco e propósito, evoluindo cada vez mais e divulgando os produtos da Caricanecas de forma mais ampla é a melhor estratégia para o crescimento da marca como um todo”, conta Bruno.
Em 2020, a rede de franquias vendeu mais de 120 mil caricaturas e aumentou o faturamento em 104,2%. “A expectativa para 2021, com as novas ferramentas de vendas é dobrar esses números até o final do ano”, finaliza.