As empresas estão precisando de líderes e colaboradores – juntos – para enfrentar a crise causada pelo COVID-19!
O momento é bastante caótico: home office compulsório, que nem todos sabem como fazer e, mesmo os que sabiam, nunca o fizeram na proporção que está sendo imposta pelo momento. Além da desorganização, o stress emocional e necessidades de continuidade e/ou adaptação dos trabalhos levam a todos para uma esfera de “desorientação”, de estarmos perdidos e sem respostas. E, de fato, estamos!
Como enfrentar este momento? Como acalmar os espíritos e achar saídas para os dilemas que brotam incessantemente? O que fazer?
Ficar junto!
Contar com o apoio de líderes, pares e mentores é a melhor saída, neste momento.
No nosso comitê de crise interna nós decidimos ligar para um mentor, a fim de nos dar apoio online para construirmos cenários em várias vertentes. Isto não nos acalmou, mas nos deu direção e foco, capacidade de guiar outras pessoas de maneira estruturada. Foi espetacular!
Emocionalmente, nos sustentamos uns nos outros como time e surgiram ações e força. Até um happy hour virtual foi sugerido, a gente se isola socialmente apenas no espaço físico, mas pode se manter junto ao outro no virtual e no coração.
Qual suporte está sendo dado aos seus líderes neste exato momento?
Como seus líderes estão se organizando e dando apoio aos seus colaboradores? Como os aspectos mais humanos estão sendo considerados na busca por resultados? Como estão sendo comunicadas as duras decisões tomadas que levam à sobrevivência dos negócios? Qual a ética adotada para cuidar de seus fornecedores?
Neste cenário nenhuma solução está pronta. Podemos pensar nela juntos, podemos nos movimentar construindo cenários e nos apoiando mesmo virtualmente.
Não dá para não fazer nada.
A perspectiva ainda é de médio prazo para a crise, talvez uns 6 meses pelo menos. Novas formas de lidar com o trabalho, de nos cuidar como pessoas e de usar nosso potencial para dar respostas novas ao desafio presente precisam ser rapidamente desenvolvidas. Precisamos saber nos manter saudáveis mental, relacional, física e espiritualmente, e – ao mesmo tempo – aproveitar para ampliar nossos conhecimentos. É esse equilíbrio essencial dos nossos 05 eixos que pode nos permitir viver este momento, agora, com as melhores condições.
(Fonte: Celso Braga – CEO do Grupo Bridge)