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Desmitificando o networking em 6 passos:afinal o que é e como fazê-lo

em Tecnologia
quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Muito se fala sobre networking, mas nem sempre as pessoas realmente entendem o que é – e muito menos como fazê-lo.

A prática vai muito além do que troca de cartões ou conexões em redes sociais: envolve também a construção de relacionamentos que podem impulsionar a carreira de forma substancial.

Saber como fazer o networking é imprescindível para alavancar na profissão, conforme aponta um estudo da consultoria The Adler Group: 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de indicações e referências, o famoso “quem indica”. Ainda, montar uma boa rede de contatos tem um papel importante para as mulheres, segundo relatório recente publicado pela Chief, rede norte-americana de networking feminino.

Para essa pesquisa, foram ouvidas 751 mulheres em cargos de alta liderança nos Estados Unidos, e 94% delas responderam que têm confiança que sua rede de contatos pode ajudá-las a avançar na carreira. Ou seja, para essa população, o networking – mesmo que mais fraco em relação ao dos homens – é essencial para alcançar grandes resultados profissionais.

Você é seu próprio cartão de visitas
Participar de eventos, conferências e grupos relacionados à sua área de atuação, bem como usar plataformas como LinkedIn, para montar sua rede de contatos, são os principais meios quando você pergunta às pessoas sobre networking. No entanto, existem algumas “regras de etiqueta” que devem ser seguidas se você deseja expandir o alcance das suas capacidades profissionais.

  1. Pratique autenticidade e genuinidade: demonstre interesse genuíno pelas pessoas que você conhece, pois isso não só facilita a construção de relacionamentos, mas também fortalece a confiança mútua.
  2. Esteja disponível sempre: antes de pedir favores, disponha-se a oferecer apoio e recursos sempre que possível – isso ajuda a criar uma dinâmica de reciprocidade importantíssima para boas conexões profissionais.
  3. Mantenha contato regularmente: mostre interesse e acompanhe seus contatos regularmente, seja enviando e-mails, fazendo ligações ou marcando reuniões, uma vez que essas pequenas atitudes ajudam a manter os relacionamentos ativos.
  4. Não seja oportunista: não vá atrás de contatos só porque você precisa de algo, pois essa atitude pode ser vista como falta de sinceridade e, acima de tudo, de comprometimento com a relação que você está prestes a criar.
  5. Não recorra à agressividade: assim como em outras relações interpessoais, é importante respeitar o tempo e limites das outras pessoas, então não as pressione por oportunidades.
  6. Não ignore a diversidade: é importante procurar pessoas que compartilhem dos mesmos objetivos que você, porém contatos diversificados em termos de background, áreas de atuação e experiência profissional podem aumentar significativamente as oportunidades e perspectivas de crescimento profissional, além de enriquecer seu repertório.

O networking não é um bicho de sete cabeças do mundo corporativo; pelo contrário, funciona como qualquer outra relação entre pessoas, com a diferença de ser voltado ao campo profissional. Quando bem-feita, a prática abre portas para relacionamentos confiáveis e duradouros, independentemente da sua experiência ou posição no mercado.

*Mara Leme Martins PhD. Vice Presidente do BNI Brasil – Business Network International – a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo.