Por um dia, jovens de escolas públicas de Magé e Guapimirim, no Rio de Janeiro, trocam a sala de aula por outro espaço de aprendizagem: a pista do Kartódromo Internacional de Guapimirim. No dia 01 de novembro, acontece o grande encerramento do projeto Desafio 4×4 que, desde maio, tem levado empreendedorismo e engenharia para escolas públicas do interior do Rio de Janeiro, por meio de técnicas e aperfeiçoamento de protótipos de carros elétricos. Nas aulas, 100 alunos desenvolvem competências nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e cidadania, além de aprenderem sobre união e trabalho em equipe.
O Desafio 4×4 também aproxima os alunos de escolas públicas de novas tecnologias utilizadas no mercado, e busca auxiliar na redução da evasão escolar por meio de projetos desafiadores e criativos que estimulam os jovens. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, realizado pelo IDEC e com o patrocínio da ENEL.
Nesta última etapa, é a hora das equipes mostrarem o seu trabalho e levarem os carros elétricos para cumprirem uma pista de obstáculos e apresentarão um projeto com proposta empreendedora, com planejamento de marca e ideias para captação de recursos. Na ocasião, simulando uma situação de negócios, serão julgados por uma banca avaliadora em critérios como Engenharia, Marketing e Empreendedorismo.
224 views
55 secs