220 views 2 mins

Cybertruck: será que agora vai?

em Tecnologia
sexta-feira, 21 de julho de 2023

No final de 2019, o CEO da Tesla, Elon Musk, apresentou a Cybertruck, revolucionária picape elétrica que será produzida pela empresa.

Vivaldo José Breternitz (*)

A produção do veículo estava inicialmente programada para começar em 2021, mas a Tesla vem fazendo repetidos adiamentos, sempre dando como motivo a escassez de componentes.

Agora a empresa anunciou que o primeiro veículo saiu de sua fábrica do Texas; Musk disse em maio passado que a montadora pode entregar entre 250.000 e 500.000 unidades por ano assim que a produção em série começar, o que está previsto para o final deste ano.

Embora a Tesla tenha atribuído os atrasos da Cybertruck a problemas da cadeia de suprimentos, documentos vazados revelam outros problemas: já em 2022 o jornal alemão Handelsblatt afirmava que protótipos do veículo apresentavam problemas graves em termos de freios, suspensão, vedação, motor e estrutura.

O jornal, que detalhou promessas não cumpridas da Tesla, lembrou um vexame histórico: durante evento de apresentação da Cybertruck, o designer do veículo, atendendo a uma ordem de Musk, bateu com um objeto nos vidros da picape, que se quebraram – ocorre que os vidros haviam sido apresentados como blindados…

Até novembro de 2022, mais de 1,5 milhões de Cybertrucks haviam sido reservadas – os clientes da Tesla podem fazer essa reserva mediante um depósito de US$ 100.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.