A pesquisa do Banco BS2, em parceria com o painel OpinionBox, mostra que entre as principais vantagens percebidas para que os empresários utilizem a nova plataforma de pagamentos estão o menor custo (49%), praticidade e recebimento ágil de pagamento (47%). Além disso, 45% indicam a realização de pagamentos a qualquer hora do dia e 38% a possibilidade de uso aos fins de semana.
O estudo entrevistou virtualmente 1.034 pessoas no Brasil inteiro, acima de 18 anos, que trabalham de maneira autônoma, como MEI ou em empresas privadas que ocupem cargos de decisão. O levantamento – que foi realizado entre os dias 15 de outubro e 5 de novembro – também apontou que 74% dos empresários brasileiros devem utilizar o Pix nas transações, enquanto 68% deles afirmam estar seguros com a utilização da tecnologia.
Mesmo com pouco tempo de funcionamento, a transação já caiu no gosto dos empresários. O Pix venceu todas as demais opções de transferência, com 73% – bem acima do dinheiro (66%), cartão de crédito (61%) e de débito (60%), TED (53%) e DOC (35%). “À medida que os empreendedores enxergam as vantagens que o PIX pode trazer para o seu negócio, principalmente na experiência de compra e na gestão de fluxo de caixa, eles não só tendem a aderir como a priorizá-lo.
As primeiras semanas têm mostrado uma rápida adesão, principalmente em negócios digitais. Acreditamos que, a partir do conhecimento dos usuários sobre este novo meio de pagamento, tenhamos uma adesão rápida por parte das empresas. Isso deve facilitar a experiência nas vendas presenciais e a distância, resultando no aumento das vendas como um todo”, afirma Breno Guelman, Head do BS2 Empresas.
Em relação a como a tecnologia será útil no dia a dia das empresas, os empresários destacaram que provavelmente fariam o uso do Pix nas seguintes situações: receber pagamentos de clientes (84%), pagar fornecedores de uso diário (76%), pagar a compra de eletrônicos, equipamentos e maquinários (72%) e pagar os funcionários (66%). Quanto à cobrança para as Pessoas Jurídicas, menos da metade das empresas não estão dispostas a pagar pelo serviço (43%), seguidos por 30% que disseram pagar até R$ 0,50 por transação.
O desconhecimento da tecnologia ainda é grande. Entre os entrevistados, 61% dos profissionais de empresas de grande porte conhecem o PIX, seguido por 50% das empresas de médio porte, 49% de pequeno porte, 43% de microempresas e 37% de empresas individuais. Regionalmente, metade dos empresários da região Nordeste conhecem o novo meio de transferência. Em seguida vem a região Norte com 46%, Sudeste e Centro Oeste com 44% e 39% da região Sul.
Após a tecnologia ser apresentada para os entrevistados, os empresários regionais disseram que usarão o PIX com certeza ou provavelmente, com destaque para as regiões Norte (83%) e Centro Oeste (82%), seguidas pelo Sul (79%), Sudeste e Nordeste (71%). – Fonte e mais informações: (www.bancobs2.com.br).