Enquanto o mercado de computadores pessoais não deve crescer neste ano, as vendas de tablets devem aumentar 7.2%, impulsionadas principalmente por trocas de equipamento antigos por novos modelos, com desempenho melhor e telas maiores.
Vivaldo José Breternitz (*)
É interessante observar que esse crescimento não é impulsionado pelo tradicional líder dos tablets, o iPad, mas pelos lançamentos de tablets Android.
“O primeiro semestre de 2024 mostrou como alguns dos fornecedores de tablets Android têm sido agressivos, maximizando o atendimento à demanda por esses dispositivos em regiões como Ásia/Pacífico (excluindo Japão), República Popular da China e Europa Central e Oriental”, disse Anuroopa Nataraj, da IDC, instituição que pesquisa mercados de tecnologia.
Aind, segundo Nataraj, “as vendas devem seguir crescendo no curto prazo, à medida que o mercado continua a receber novos modelos com chips atualizados, telas maiores e outras inovações”.
No entanto, a IDC diz que em breve as vendas de tablets devem começar a desacelerar, tendendo a se estabilizar ao redor de 2028, especialmente porque esses dispositivos ainda não oferecerão desempenho igual ao dos laptops, o que a maioria dos usuários gostaria de ter.
Essas previsões podem não se concretizar caso os tablets evoluam em termos de aumento da vida útil de suas baterias e pela adoção de tecnologias que permitam tornar esses dispositivos mais leves e finos, além de aumentar seu poder de processamento.
Vale lembrar que muitos analistas acreditavam, há alguns anos, que os tablets simplesmente deixariam de existir, substituídos por laptops mais portáteis.
A velocidade da evolução da tecnologia faz com que, frequentemente, aqueles que se atrevem a fazer previsões, passem vergonha…
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].