
A Yum! Brands, proprietária das cadeias de fast food Taco Bell, KFC e Pizza Hut anunciou uma parceria com a Nvidia para acelerar a adoção de inteligência artificial (IA) em suas lojas.
Vivaldo José Breternitz (*)
A Yum afirma que sua parceria com a Nvidia tem como objetivo implementar múltiplas soluções de IA em cerca de 500 lojas a partir do segundo trimestre de 2025. A Yum já está testando tecnologia da Nvidia em algumas unidades do Pizza Hut e Taco Bell.
As redes de fast-food têm testado IA para receber pedidos em seus drive-thrus há algum tempo, sem sucesso – essa é uma função crítica, e onde ocorre o maior número de problemas. A Wendy’s foi uma das primeiras fazer testes, em parceria com o Google, no ano de 2023.
Em meados de 2024, o McDonald’s anunciou que estava encerrando dois anos de testes feitos em parceria com a IBM, depois de implementar um sistema em cerca de 100 lojas. No entanto, o McDonald’s disse acreditar que a IA fará parte do futuro de sua rede.
A parceria da Yum com a Nvidia – a primeira da gigante da tecnologia com uma empresa de fast food – permitirá a recepção de pedidos, o uso de software de visão computacional para analisar o tráfego do drive-thru, para que a IA possa otimizar a velocidade de atendimento, alertando e ajustando a equipe.
Joe Park, diretor de tecnologia da Yum!, disse que, quando o drive-thru ficar muito movimentado, a IA poderia sugerir aos clientes produtos que podem ser servidos mais rapidamente, ao invés de itens que podem demorar mais.
Os produtos de IA da Nvidia também serão usados para analisar métricas de desempenho em milhares lojas, gerando recomendações personalizadas aos gerentes, identificando o que as lojas de melhor desempenho fazem de forma diferente – obviamente, será uma forma de avaliar funcionários.
Sem nenhuma surpresa, o anúncio da Yum não mencionou nenhum impacto potencial da parceria em sobre seu nível de emprego – disse apenas que a mesma “ajudará e melhorará a experiência dos membros da equipe”.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.