Desde o ano passado, as empresas têm passado por diversas dificuldades por conta do coronavírus que se espalhou no país. Muitas, que trabalhavam normalmente em seus escritórios e tinham uma certa rotina há anos, precisaram se reinventar e implementar o sistema home office. No último mês, com o aumento dos casos, novamente as corporações que já tinham voltado aos escritórios, tiveram que dar dois passos para trás e voltar a trabalhar de forma remota.
Devido a este cenário, os líderes precisaram buscar formas de gerir as equipes com eficiência, sem perder a qualidade e manter o bem estar de todos. Foi necessário criar uma nova rotina produtiva, oferecer ferramentas para organização e execução e manter uma comunicação efetiva com todos. Para exemplificar, Joana Luz, head de RH da Vianuvem, plataforma inovadora de workflow digital, elencou algumas dicas de como as empresas podem gerir a equipe no sistema home office, entre elas, a própria ferramenta da startup pode auxiliar as empresas nesse momento. Confira:
Aposte em ferramentas
Elas são de extrema importância para que as empresas consigam manter uma comunicação efetiva com a equipe, estipulando metas e acompanhando a demanda de cada um. Para isso, os gestores podem utilizar o discord, google meet, trello, e-mails.
Reuniões frequentes
Uma ótima maneira de fazer com que toda a equipe saiba o que está acontecendo. Por isso, é importante que sejam feitas reuniões de forma periódica com todas as áreas; realizar rituais de metodologia ágil nas equipes de desenvolvimento e tecnologia, encontros mensais para apresentação de resultados e futuras ações.
Onboarding
Para os novos colaboradores, é necessário que a companhia aposte em programas que ensinem e ajudem como funciona o dia a dia, além de capacitar e adaptar os objetivos de acordo com a cultura da corporação. Nesse caso, é importante realizar reuniões com a liderança, treinamentos de integração para apresentar a sua história, cultura, áreas da empresa e processos internos.