Vivaldo José Breternitz (*)
Está chegando a nova versão do ChatGPT, o software de Inteligência Artificial (IA) que vem ocupando as manchetes, e que pretende revolucionar os motores de busca, a começar pelo Bing da Microsoft, ao qual vem sendo integrado.
O ChatGPT-4, na prática, pode responder às perguntas dos usuários até mesmo a partir de fotos. Um exemplo que vem sendo apresentado pela mídia especializada mostra que se enviarmos ao software uma foto de um prato pronto, este pode nos dizer quais são os ingredientes e como prepara-lo.
Outro avanço, é o tamanho das respostas dada pelo ChatGPT-4, que pode chegar a 25 mil palavras, cerca de oito vezes mais que a versão anterior.
Desde que foi lançado em novembro de 2022, o ChatGPT tem sido utilizado por milhões de pessoas. A própria Microsoft explicou que o Bing AI (Artificial Intelligence), que tem uma caixa de pesquisa alimentada pelo ChatGPT-4, atingiu um pico de 100 milhões de usuários em um único dia. O sistema está atualizado com dados anteriores a setembro de 2022, mas a tendência é que o mesmo passe receber atualizações mais rapidamente.
Para utilizar o Bing AI há uma lista de espera – pode-se entrar nessa fila indo à página principal do Bing; à medida em que novos usuários forem admitidos, esse número pode aumentar ainda mais – esse movimento vem preocupando muito o Google, que ainda lidera com folga o mercado de motores de busca.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.