Uma novidade do mundo da tecnologia já está impactando o universo digital em todo o mundo. Ferramenta de inteligência artificial gratuita, o ChatGPT, lançado em novembro pela startup americana Open AI, tem dividido opiniões sobre ser uma aliado ou vilão, uma vez que ele permite que internautas tenham acesso fácil e rápido a respostas customizadas, como resumos de livros, trabalhos de casa, apresentações e até mesmo redações, somente após uma solicitação do usuário, o que pode gerar, no campo da educação, por exemplo, uma onda de “cola” e minimizar a produção original do aluno acerca de infinitos assuntos.
Mas há especialistas que entendem que já é imprescindível conviver com o ChatGPT, logo, o ideal é saber lidar com a nova tecnologia e orientar internautas, jovens e estudantes para que o proveito da tecnologia seja o mais assertivo possível.
A equipe de marketing da JA Rio de Janeiro analisou o ChatGPT e elencou 14 os pontos positivos e negativos da ferramenta. Confira:
Positivos:
- Capacidade:
É uma ótima ferramenta para auxiliar em pesquisas sobre os mais diversos assuntos, na busca por respostas e na formulação de argumentos. - Rapidez:
Em menos de um minuto, a plataforma redige um texto inteiro, em diferentes formatos, trazendo uma boa base para você escrever o seu. - Criação:
Além de tirar dúvidas e buscar informações, a inteligência artificial também cria conteúdos de acordo com as especificações que você quiser. - Dinamismo:
Permite apresentar respostas para perguntas menos convencionais e bastante específicas, mesclando temáticas e formatos inimagináveis. - Acessibilidade:
A ferramenta pode ensinar conceitos complexos de uma forma simplificada, criativa e de fácil entendimento, ampliando seu conhecimento. - Gratuidade:
O Chat GPT é gratuito e está disponível em português. - Segurança:
A ferramenta oferece uma solução que identifica se um texto foi produzido na plataforma, auxiliando cursos, escolas e universidades.
Negativos:
- Originalidade:
Ao ser utilizado no meio comercial ou acadêmico, o aplicativo produz textos sem citar as devidas fontes, podendo resultar em plágio. - Desatualização:
Como é uma aplicação muito recente e utiliza informações publicadas até 2021, pode trazer informações desatualizadas e/ou incompletas. - Confiança:
Como mescla diferentes publicações da internet, o app não cita as fontes dos textos, podendo gerar conteúdos contraditórios ou tendenciosos. - Confiabilidade:
Ainda não é 100% confiável, pois está em fase de aperfeiçoamento. A própria empresa desenvolvedora recomenda cautela em seu uso. - Imprecisão:
Como domina a língua portuguesa, a plataforma produz textos com gramática e ortografia corretas, mas com margem para erros teóricos.
13.Instabilidade:
Por conta do grande volume de acessos, o serviço tem encontrado algumas instabilidades. A versão paga promete resolver este problema.
14.Perigoso:
Deixar uma Inteligência Artificial substituir o pensamento pode impactar negativamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes.