339 views 2 mins

Carro elétrico “rapta” seu motorista

em Tecnologia
quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Os últimos tempos não tem sido muito felizes para veículos de altíssima tecnologia: os carros autônomos da Cruise foram retirados de circulação, já estando em andamento um processo de demissão de seus funcionários; agora noticia-se que um veículo elétrico “raptou” seu motorista.

Vivaldo José Breternitz (*)

Brian Morrison, um homem de 53 anos, de Glasgow, Escócia, ficou preso em seu novo carro, um MG ZS EV, que repentinamente deixou de responder a comandos de frenagem ou diminuição de velocidade, rodando a cerca de 50 quilômetros por hora.

Felizmente, o incidente aconteceu numa noite de domingo, depois das 22h, o que permitiu o seu resgate sem consequências mais graves. O motorista percebeu que algo estava errado quando estava chegando a uma rotatória e tentou diminuir a velocidade, o que não conseguiu; contornou a rotatória e tomou uma estrada, na esperança de conseguir controlar o veículo.

Constatando que o carro não respondia aos seus comandos ligou para a polícia, que rapidamente o localizou; uma viatura emparelhou com o carro e Morrison jogou a chave eletrônica de seu veículo para os policiais, que também não tiveram êxito na tentativa de parar o MG.

O motorista também manteve pressionado o botão liga/desliga do carro, conseguindo apenas que o painel se enchesse de mensagens de erro.

Por fim, os policiais provocaram uma colisão da viatura com o carro descontrolado, que então parou.

Até o momento, os técnicos da MG ainda não conseguiram encontrar a causa do problema, que certamente se soma aos que os veículos elétricos vêm encontrando – mesmo aqueles como o MG ZS EV, que custa no Reino Unido mais de 200 mil reais.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.