A Tesla desenvolveu para seus veículos elétricos o conector de carregamento North American Charging Standard (NACS), mais conhecido como Tesla Plug.
Vivaldo José Breternitz (*)
Existem diversos padrões de conectores, o que não permite que os veículos carreguem suas baterias em qualquer carregador público – isso contribui para aumentar a “range anxiety”, o medo de ficar sem energia, que ainda é um dos maiores obstáculos para a popularização dos elétricos.
Agora, vem se observando um movimento de convergência, com diversos fabricantes anunciando que aderirão ao Tesla Plug; dentre esses estão Ford, GM, Polestar, Rivian e Volvo. A Volkswagen informa estar estudando o assunto.
Um ponto a ser considerado, no entanto, é o fato de que muitos veículos que rodam atualmente nos Estados Unidos utilizam conectores CCS – Combined Charging System, um padrão mais antigo, desenvolvido por fabricantes de veículos elétricos europeus, mas que vem sendo apoiado pelo governo Biden.
No início do próximo ano, a Tesla disponibilizará o Magic Dock, um adaptador que permitirá a praticamente qualquer veículo utilizar a rede de carregadores Supercharger, da Tesla, que tem cerca de 12 mil pontos em operação na América do Norte.
Tudo isso permite acreditar-se que a Tesla está conseguindo estabelecer um padrão, que ajudará a torná-la ainda mais forte, apesar de ainda estarem em andamento esforços para tornar viável uma ideia antiga, a troca rápida de baterias quase descarregadas por outras com carga total.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.