Quando a pandemia mudou a maioria da força de trabalho global para uma operação remota, a maneira de gerenciar o tempo dos funcionários se tornou um grande desafio. Os tradicionais dispositivos de ponto off-line, como gerenciamento em servidores locais, ficaram inviáveis naquele momento, e a solução foi aderir a um sistema de ponto em nuvem.
Trata-se de um software disponível na web que permite aos funcionários registrar suas entradas e saídas do trabalho de várias maneiras e dispositivos, todos gerenciados em nuvem. Os administradores do ponto podem acessar e gerenciar os registros por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones ou um terminal no local de trabalho.
“O sistema em nuvem é ideal para a gestão de ponto, presença e acesso em todos os ramos de atividade em geral. Todas as informações são coletadas, atualizadas e disponibilizadas online, maximizando a gestão de ponto e minimizando os custos da empresa”, disse Carlos Rojas, diretor da ADD Time, franquia especializada em gestão de ponto, acesso e presença para empresas de pequeno e médio porte.
Confira os principais benefícios de um sistema de ponto em nuvem:
- – Elimina custos com infraestrutura – Ao optar por um sistema em nuvem não é necessário investir em estruturas computacionais locais, como redes e servidores. O registro pode ser gerenciado apenas através de um acesso à internet.
- – Registros em tempo real – Todos os dados ficam disponíveis online e em tempo real para o gestor, que pode acessar a qualquer momento, proporcionando um controle preciso e atualizado.
- – Processo simplificado – O sistema em nuvem oferece telas intuitivas, com funções de agrupamento, busca, ordenação, filtro, exportação (excel, pdf e outros) e edição tão avançadas quanto os mais modernos programas de computadores. Assim, a folha de pagamento é emitida com mais precisão e em menos tempo.
- – Informações seguras e bem armazenadas – Mesmo que aconteça uma falha no computador ou uma queda de energia, os dados ficam seguros e salvos em servidores externos, com backup de todos os registros.
“Há muitas vantagens em usar um sistema de ponto em nuvem, incluindo precisão, segurança, flexibilidade e redução de custos. O software gerencia com exatidão o horário de cada colaborador, e permite acompanhar o tempo dos que trabalham remotamente. Além disso, não há necessidade de comprar ou manter um hardware dedicado para o processo de marcação de ponto”, explicou Carlos. – Fonte e outras informações: (www.addtime.com.br).