Muito mais do que chatbots, os agentes autônomos de inteligência artificial projetados para executar tarefas sem intervenção humana estão transformando atividades operacionais em ações automatizadas. Além de otimizar o tempo dos colaboradores, essas ações viabilizam a aplicação de técnicas avançadas de vendas com precisão e segurança, garantindo maior agilidade, eficiência e personalização das experiências de compra de formas antes inatingíveis.
Os novos agentes inteligentes de IA, anunciados globalmente pela empresa mexicana Yalo, foram projetados para suportar as empresas durante o processo de venda de forma customizada, proporcionando recomendações, gerenciamento de pedidos e resoluções de dúvidas em diversos canais de comunicação como WhatsApp, sites, aplicativos e chamadas telefônicas, apoiando o time de vendas. “Eles atuam como uma ferramenta essencial na revolução das interações de vendas ao integrar personalização e automação omnicanal”, explica Manuel Centeno, co-fundador e General Manager Brasil da Yalo.
Os agentes reúnem informações e dados em tempo real, criando conexões embasadas por voz, chat e chamadas, além de realizarem tarefas complexas. Mercados-chave como Brasil e México emergem como grandes beneficiários desta tecnologia, onde a personalização e a automação oferecem vantagens competitivas significativas.
A operação é realizada através de percepções obtidas e ações calculadas, variando a complexidade dos resultados de acordo com a tarefa para a qual os agentes foram programados, desde simples reflexos que respondem a estímulos imediatos até sistemas mais sofisticados que tomam decisões com base em metas previamente definidas.
A Yalo utiliza sua arquitetura AI-first, desenvolvida durante 8 anos, e a experiência acumulada de bilhões de conversas e transações intermediadas para as maiores empresas do mundo. Além disso, apresenta um sistema de agentes interconectados, onde um único agente de inteligência artificial integra e coordena uma equipe de inteligências especializadas. Essas inteligências trabalham em conjunto para realizar as tarefas chave de um vendedor: conhecer o cliente, recomendar produtos, persuadir, vender, fechar transações e até treinar vendedores humanos.
“Imaginamos um futuro onde o seu melhor colaborador terá um sistema de agentes a seu serviço, realizando tarefas por ele/ela. Nossa missão é empoderar as empresas com uma força de trabalho virtual que complementa e potencializa suas equipes humanas,” comentou Javier Mata, fundador da Yalo. Manuel Centeno, representante da empresa no Brasil, ressalta ainda que a popularização e o aumento de assistentes de vendas inteligentes dentro das organizações vêm transformando a indústria e a forma como os colaboradores trabalham. “Esse investimento, que tem como principal finalidade a automatização de tarefas repetitivas, garante a análise de um grande volume de dados, facilitando decisões com precisão e rapidez. Se hoje os agentes executam tarefas e interagem de forma mais fluida com as pessoas, estima-se que numa projeção de curto prazo, atividades mais complexas serão dominadas. O trabalho integrado representa uma parte essencial da revolução digital, promovendo organizações mais preparadas e ambientes mais produtivos”, finaliza.