222 views 4 mins

A tecnologia como ferramenta para lidar com a inflação

em Tecnologia
sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Imagem: chombosan_CANVA

De acordo com um novo relatório apresentado pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), os países da região vêm enfrentando uma severa desaceleração econômica nos últimos anos, em decorrência dos eventos globais que assolaram o mundo recentemente. Além da questão econômica propriamente dita, o estudo indica, ainda, que a região apresenta uma lenta e desigual recuperação dos mercados de trabalho e uma maior pressão inflacionária, especialmente nos setores de alimentos e energia.

Essa inflação, que afeta as empresas de diversas formas, pode ser um grande impeditivo quando pensamos em uma possível recuperação de uma crise econômica, mas precisamos ir um pouco além. Em muitos casos, o advento da tecnologia como um “ativo” pode ser erroneamente confundido com um gasto desnecessário, porém, quando pensamos em investimentos em dispositivos que melhorem o desempenho dos funcionários e aumentem a produtividade operacional, identificamos o quão essencial é essa aplicação.

O 14º Estudo Anual Global de Consumidores da Zebra aponta que 86% dos executivos entrevistados afirmam que viram um retorno positivo do seu investimento em tecnologia. Isso porque, quando falamos do setor de varejo, por exemplo, podemos pensar em diversas iniciativas e serviços que se beneficiam dessa inovação. Compradores e funcionários usam a tecnologia no seu dia a dia, e isso molda suas expectativas sobre a experiência com o varejo.

Os clientes sabem cada vez mais como usar a tecnologia para pesquisar ou conferir produtos, e os varejistas também se beneficiam desse avanço para transformar seus espaços de venda: seja para criar sua loja online ou para transformar as áreas de checkout em autoatendimento. Essa última, por exemplo, tem sido essencial para criar um ambiente mais atento aos protocolos de saúde e distanciamento social nas lojas, limitando as interações entre clientes e funcionários.

Dito isso, a implementação correta de uma estratégia digital pode ter um efeito deflacionário ao longo dos anos, tanto nos custos comerciais quanto nos preços dos produtos, e a tecnologia tem um papel fundamental neste plano. É graças a ela, portanto, que as empresas podem ter uma maior visibilidade do que está acontecendo em todas as etapas de seu negócio e, a longo prazo, possam investir de maneira inteligente em tarefas relevantes e que tornem os fluxos de trabalho mais eficientes no seu negócio.

É importante salientar que essas soluções digitais podem ir além de, apenas, departamentos de TI. Equipes de logística, por exemplo, podem maximizar a eficácia do seu trabalho com uma tecnologia de rastreamento em tempo real, ajudando a ter maior visibilidade do estoque ou, até mesmo, ferramentas de software que são a melhor opção para gerenciar melhor os recursos humanos e a comunicação entre eles para agilizar as operações.

Por isso, o investimento digital deve ser visto por outra perspectiva, em que é considerado um caminho para enfrentar as pressões financeiras ao invés de um gasto dispensável. Os benefícios que ele traz são inúmeros, mas em um momento tão mutável e financeiramente difícil, é importante estar atento às diferentes ferramentas existentes para enfrentar a inflação.

(*) É Gerente-Geral e Vice-Presidente de Vendas para a América Latina da Zebra Technologies, empresa líder em soluções inovadoras tecnologias para diversos setores.