João Drummond (*)
Uma pesquisa desenvolvida pela McKinsey apontou que funcionários perdem cerca de 9,3 horas por semana, em média, pesquisando e coletando informações. Em outras palavras, é como se as empresas contratassem 5 funcionários, mas apenas 4 comparecessem ao trabalho. E, quando falamos em análises de documentação esse tempo perdido é ainda maior, com o agravante da incerteza da qualidade das informações. Além disso, as plataformas de pesquisas disponíveis hoje não fazem consulta em tempo real e integração de fontes, o que pode causar erros, gerando entrave nos negócios e problemas jurídicos.
Por isso, é importante buscar por soluções que reúnam em poucos minutos informações referentes a documentos como CPF, CNPJ e veículos necessários para qualquer fechamento de negócios, como análise de crédito, cobranças e outros.
Atuando com grandes empresas pela Crawly, startup que ajudei a fundar, vejo de perto a necessidade das empresas de agilizar processos, reduzir tempo de operações e claro, reduzir custos.
A tecnologia tem avançado e se tornado cada vez mais acessível, e hoje é possível que empresas de qualquer tamanho possam implementar a automação de processos de dados sem impacto no seu orçamento, conseguindo resultados bastante significativos. Essa é uma demanda constante em todas as empresas que buscam ganho de escala em sua operação. E foi ouvindo o mercado que criamos uma solução que realiza de forma automática a busca e organização de informações sobre CPFs, CNPJs e veículos, reduzindo o tempo gasto em backoffice, os erros de planejamento, mídia negativa, sanções e multas, com o objetivo ajudar na redução de custos e tempo de operação de grandes empresas.
O Plexi (www.plexi.com.br) é uma plataforma de automação de consultas públicas e tem como objetivo atuar como um destrave de backoffice fazendo com que corporações otimizem tempo e reduzam de forma significante seus gastos. Além disso, com informações atualizadas em tempo real diretamente das fontes oficiais, evita que processos precisem ser refeitos, por alguma documentação desatualizada que não foi vista lá atrás.
Se essa necessidade já vinha sendo observada, a chegada da pandemia provocada pela Covid-19 agilizou essa busca, pois muitas empresas tiveram sua capacidade operacional reduzida e ainda precisaram ser mais ágeis nas entregas. E tomar decisões de forma ágil, em um cenário incerto, pode trazer riscos à sustentabilidade nos negócios no futuro. No entanto, além da pandemia, um outro ponto de atenção das empresas foi a necessidade de adequação à lei geral de proteção dos dados (LGPD). Fazendo a busca de dados de forma responsável é possível se prevenir de eventuais irregularidades que possam afetar o desempenho, os valores e a reputação das empresas no mercado, além de otimizar o trabalho de análise de dados e respaldar a empresa de riscos e perdas.
O avanço tecnológico e as transformações digitais são essenciais para as empresas que desejam reduzir custos e eliminar processos repetitivos e monótonos do dia a dia, aproveitando melhor o tempo e habilidades de seus colaboradores em outras atividades, mais cognitivas e complexas. O uso da inteligência artificial e do Robotic Process Automation pode auxiliar companhias de qualquer segmento empresarial, sendo pequenas, médias ou grandes empresas.
(*) – CEO da Startup Crawly (www.crawly.com.br).