A startup Amparo, que vai ajudar famílias em luto nos desafios operacionais, financeiros e emocionais relacionados à perda um ente querido, acaba de ser lançada oficialmente, revelando as primeiras funcionalidades da sua plataforma.
A companhia é a primeira do país a utilizar tecnologia para oferecer uma solução completa focada em todo o processo que envolve uma perda, e quer redesenhar a experiência relacionada ao luto para além das famílias, envolvendo empregadores, seguradoras, equipes de saúde e até o próprio governo.
A plataforma é acessada através de um aplicativo, que concentra tudo o que uma família precisa saber e fazer em todo o processo que envolve a perda de um ente querido. A startup entende que este é o processo mais doloroso, complexo e caro na vida de uma família e a enorme maioria das pessoas não conta com nenhum planejamento prévio.
“É comum não saber o que fazer, quem contratar, o custo de cada etapa ou se o ente querido deixou algo preparado. O momento é de extrema fragilidade financeira e emocional. Sem contar o aspecto burocrático: fazer um inventário, vender um imóvel da família ou repartir objetos pessoais são desafios enormes e o que já é difícil se torna ainda mais”, afirma Matheus Drummond, fundador e CEO da Amparo.
O problema é particularmente difícil no Brasil. O volume de óbitos é um dos maiores do mundo – quase 1.5 milhão de pessoas faleceram no Brasil em 2023, segundo a ARPEN (https://transparencia.registrocivil.org.br/). E o impacto de uma perda na renda das famílias é brutal, já que parte relevante dos domicílios (21%) são parcial ou totalmente sustentados por adultos com mais de 60 anos.
Dados do governo também mostram que as filas para acessar os benefícios do INSS ainda demoram mais de 47 dias em média e os processos judiciais demoram mais de 4 anos (INSS e CNJ, respectivamente). Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, um breve questionário é preenchido pelo usuário para que o sistema entenda a demanda e o cenário da família e consiga personalizar toda a experiência de uso.
Em seguida, a família passa a ter acesso a um “Guia de Cuidado” com tarefas detalhadas e os tópicos de suporte ao luto que dizem respeito aos seus desafios específicos – ambos gratuitos. O App também disponibiliza ferramentas que, por exemplo, ajudam a família a monitorar prazos importantes, conhecer os direitos e verbas a que podem ter acesso, além de poder realizar a compra de passagens para o funeral com tarifas especiais.
“Para dar certo, soube desde o início que precisaríamos de duas coisas: excelência, porque o problema é muito difícil; e alma. Por isso, também fiz questão de estruturar um time de pessoas que perderam pessoas. Gente que quer entregar para a sociedade a experiência que todos nós gostaríamos de ter recebido quando perdemos nossos entes queridos”, acrescenta o fundador.
A empresa já tem validado a sua proposta de valor e impactado famílias de forma relevante nos seus primeiros meses de atuação. Nesse período, a startup facilitou que famílias se reunissem em funerais através de compras de passagens aéreas com desconto emergencial, auxiliou no acesso a direitos e verbas após a família perder renda com o óbito de um de seus membros; conectou famílias à psicólogos focados em luto e ajudou que famílias em processos de regulação de sinistros e reembolso de despesas.
Estima-se que as famílias economizaram em média mais de R$3.000,00 e 10 horas de trabalho nas primeiras 48 horas após óbito – tempo devolvido para que pudessem elaborar seus lutos. “A empresa existe para que a dor da perda não seja suprimida pela burocracia. Para que os sofrimentos operacionais e financeiros não se sobreponham ao luto. Para que, diante da morte, possamos sentir e estar em comunidade.
Para que possamos, como sociedade, nos apossarmos do nosso destino sem nos perdermos uns dos outros – ou de nós mesmos. Nós funcionamos como uma extensão da família durante todo o processo”, finaliza o fundador Matheus Drummond. – Fonte e outras informações: (https://www.amparo.com.vc/).