82 views 4 mins

Luz: especialista dá dicas de como economizar nos gastos da empresa

em Sem categoria
domingo, 02 de junho de 2024

Todos os anos, no dia 16 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Luz, uma data marcante que homenageia a pioneira operação com raio laser conduzida em 1960 pelo físico e engenheiro Theodore Maiman (1927-2007).

Esta data inspira a união científica e destaca seu poder transformador, impulsionando a paz e o desenvolvimento sustentável – que envolve não só medidas simples de redução de gastos energéticos, como também a inclusão de fontes renováveis na geração de energia elétrica.

Em 2023, o Brasil consumiu 69.363 MW médios de energia elétrica, o que representa cerca de 3,7% a mais em comparação ao ano anterior e uma das maiores demandas dos últimos anos, segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

No contexto das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) que contribuem com um futuro sustentável, economizar luz desempenha um papel significativo na promoção da sustentabilidade e na redução do impacto ambiental.

Ao adotar medidas para reduzir o consumo de energia elétrica, as empresas não apenas diminuem suas despesas operacionais, como também contribuem para a preservação dos recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas que, infelizmente, têm sido tão comuns.

“A eficiência energética, incluindo a utilização de iluminação LED e a implementação de sistemas de gestão inteligente de energia, não só reduz a pegada de carbono, mas também melhora a reputação da empresa, demonstrando seu compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis”, explica Juliano Gonçalves, Head da Divisão de Cabos da Megger no Brasil.

Além disso, alguns hábitos podem fazer parte do dia a dia do consumidor para economizar no fechamento do mês de forma eco-friendly. Juliano deixa algumas sugestões. Confira:

  • Uso consciente do ar-condicionado e aquecedores – Evite deixar o ar-condicionado ou aquecedor ligado por longos períodos, se puder, também ajuste a temperatura para um nível confortável, porém o desligue quando não se sentir mais incomodado pelo frio ou calor. Para economizar ainda mais, priorize o uso cortinas e persianas para controlar a temperatura ambiente.
  • Utilizar sensores de presença – Instalar sensores de presença em áreas comuns e salas de reunião pode garantir que as luzes sejam ligadas apenas quando necessário, reduzindo o desperdício de energia.
  • Considerar o Mercado Livre de Energia – “O Mercado Livre de Energia oferece às empresas uma oportunidade de gerenciar seus custos com energia e promover práticas sustentáveis”, explica Juliano.
  • Manutenção regular de equipamentos – Realize manutenções programadas em equipamentos de ar condicionado, aquecimento e ventilação para garantir que funcionem de forma eficiente, reduzindo o consumo de energia.
  • Monitorar o consumo de energia – Instale medidores de energia para monitorar o consumo em tempo real e identificar áreas de desperdício ou oportunidades de melhorias de eficiência energética.
  • Explorar fontes de energia renovável – Considere a possibilidade de instalar painéis solares ou outras fontes de energia renovável no local para reduzir a dependência de energia proveniente de combustíveis fósseis.

“Desenvolver políticas internas que incentivem práticas de economia de energia, como limitar o uso de equipamentos de alto consumo durante os horários de pico e educar os funcionários sobre a importância da economia de energia são medidas tão eficazes quanto”, finaliza (https://www.linkedin.com/in/julianomgoncalves/).