Quando um presidente é eleito, forma-se um burburinho ao seu redor – pessoas e organizações tentam se posicionar, de forma a que seus interesses sejam atendidos. Vivaldo José Breternitz (*) É o que está acontecendo nos Estados Unidos, onde os esforços para influenciar o presidente eleito Donald Trump, via Elon Musk, já estão começando. Há […]
“Devagar se vai ao longe”. Este conhecido ditado popular é a essência do Kaizen, filosofia japonesa que busca a melhoria contínua de processos, com o objetivo de alcançar a máxima eficiência. A metodologia, que surgiu após a segunda Guerra Mundial com o intuito de guiar a reconstrução do país, devastado pelo conflito, implementando continuamente pequenas […]
Conferência para mulheres empreendedoras @ Fomentar o empreendedorismo feminino na região do Grande ABC, fortalecer a comunidade empresarial local e incentivar o desenvolvimento econômico por meio da troca de experiências são os principais objetivos da I Conferência para Mulheres Empreendedoras. Organizado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras (NME) da ACISA – Associação Comercial e Industrial de […]
Não é segredo para empreendedores e empresários, que o planejamento estratégico é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas em um ambiente de negócios em constante mudança, como o que vivenciamos em todo o mundo. “À medida em que nos aproximamos de 2025, várias tendências e desafios emergem. Essa realidade exige uma abordagem […]
Renato Avelar (*) Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas têm buscado maneiras de reduzir a complexidade operacional à medida que também aumentem a eficiência. Nesse contexto, o termo end-to-end vem ganhando força no mundo corporativo. Com a promessa de integrar de ponta a ponta todos os processos de um negócio, do início até […]
A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano e é conhecida pelas grandes promoções oferecidas pelas lojas. Trata-se de uma das datas mais importantes do ano para as marcas, em que estratégias bem estabelecidas podem atrair e reter consumidores. Os cartões-presente, ou gift cards, estão entre as ferramentas que […]
O mercado de compras públicas é um setor que precisa estar no radar dos pequenos e médios empreendedores. Isso porque essa ainda é uma das áreas menos exploradas pela iniciativa privada. De acordo com dados do Ministério da Economia de 2019, mais de R$ 900 bilhões foram movimentados em licitações naquele ano. O valor corresponde […]
Todos os profissionais de marketing são responsáveis por desenvolver, orquestrar e executar estratégias e programas que entreguem valor tangível para seus negócios. É preciso garantir a medição de forma tangível. Nesse sentido, o conceito da incrementalidade, valor adicional para os negócios impulsionado por um canal ou parceiro de marketing singular, tornou-se o padrão para capturar […]