As emissões de carbono financiadas referem-se aos gases de efeito estufa (GEE) liberados por atividades que recebem apoio financeiro de bancos e outras instituições, como empréstimos, investimentos e financiamentos. Essas emissões, apesar de serem geradas por terceiros — no caso, os clientes do setor financeiro —, são indiretamente atribuídas às instituições financeiras que fornecem recursos […]
Marcelo Dezem (*) O que de fato diferencia as empresas que têm estratégias de sucesso de proporcionar boas experiências aos seus clientes, e consequentemente gerar mais fidelização? Quais as principais estratégias e desafios existentes? Particularmente, começaria pelo que o mercado costuma chamar de “Jornada do Cliente”. Trata-se de mapear e pensar em todos os pontos […]
Pedro Signorelli (*) Desde 2013, com um vídeo no YouTube onde o CEO da Google Ventures explica como o Google usava OKRs naquela época e, posteriormente, em 2018, com o livro do John Doerr, ‘Avalie o que Importa’, os OKRs se popularizaram no mundo e o que vemos desde então é uma confusão com a […]
A OLX, o maior marketplace de classificados de produtos usados do Brasil, identificou queda de 10,3% nos golpes digitais aplicados no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 3.091 fraudes identificadas este ano, contra 3.447 nos seis primeiros meses de 2023. A perda estimada, apesar de alta, foi […]
Tiago Abreu Couto (*) Nos últimos anos, o setor bancário brasileiro tem enfrentado profundas transformações, impulsionadas por desafios econômicos, novas regulamentações e a digitalização acelerada. A busca por eficiência operacional se tornou uma prioridade estratégica, não apenas para reduzir custos, mas também para sustentar a competitividade e o crescimento em um mercado cada vez mais […]
Caroline Capitani (*) A Inteligência Artificial (IA) já não é uma novidade no atendimento ao cliente. No entanto, o avanço das IAs generativas está revolucionando a maneira como as empresas se relacionam com os seus consumidores, abrindo um leque de oportunidades para proporcionar experiências cada vez mais personalizadas e eficientes. Diferentemente das IAs conversacionais tradicionais […]
O longo período de seca pelo qual passamos, além dos problemas ligados a saúde, pode provocar uma série de impactos negativos no setor varejista, principalmente devido à sua influência direta sobre a produção agrícola, abastecimento de água e energia. O sócio da consultoria RGF, Eric Derbyshire, formado em Engenharia de Transportes pela FEI, com pós […]
Gabriel Pavão (*) A energia solar tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre sustentabilidade e inovação tecnológica. Para se ter uma ideia, o Brasil é considerado um dos países com maior viabilidade dessa matriz energética, tendo em vista que seus níveis de incidência solar são superiores aos de nações que estão acima no […]
A Starlink, provedora de serviços de internet via satélite, chegou a quatro milhões de clientes – o número de usuários certamente é maior, pois uma assinatura normalmente atende a um grupo de pessoas, como uma família, por exemplo. Vivaldo José Breternitz (*) É impressionante a velocidade com que a empresa vem crescendo; nos últimos quatro […]
O cashback, que em português significa “dinheiro de volta”, é uma estratégia que permite ao cliente recuperar parte do valor gasto em determinada loja online, geralmente como crédito para futuros pedidos. Sua principal função é incentivar a recompra e fortalecer a relação com o consumidor, oferecendo uma sensação de economia e motivando o retorno à […]