Teresa Daltro (*) O empreendedorismo no Brasil cresce a cada dia. Em 2022, mesmo diante de eleições turbulentas e um cenário econômico instável, o Brasil contabilizou mais de 3,3 milhões de empresas abertas, totalizando um saldo positivo de 1,9 milhão de CNPJs, segundo dados do painel Mapa de Empresas, levantamento do Governo Federal. Por isso, […]
Sthefany Bernal (*) A construção de uma cultura organizacional sólida é fundamental para o sucesso de uma empresa. Primeiro, porque ela é responsável por moldar a forma como os colaboradores compreendem o trabalho, como se relacionam entre si e com os clientes, e como tomam decisões importantes. Segundo, porque quando bem composta, a cultura organizacional […]
Pedro Signorelli (*) Você ainda não sabe, mas a sua empresa precisa de uma gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves). E você pode não saber, mas pode estar usando OKRs só no nome. Essa ferramenta traz ótimos resultados, como maior clareza de direção, melhor priorização e possibilita que os […]
Gustavo Franco (*) Você sabia que suas campanhas emitem carbono? Grande parte da energia consumida pelas infraestruturas digitais advém de fontes de energia não renováveis, como o carvão e o gás natural. Além disso, a produção de dispositivos eletrônicos como servidores, computadores e smartphones também contribui para as emissões de carbono ao longo do seu […]
José Eduardo Gibello Pastore (*) O Direito do Trabalho no Brasil é hermético, fechado. Vive numa bolha chamada “emprego” e luta para não sair dela. Seus doutrinadores, não raro, rechaçam qualquer mudança da realidade do trabalho com vínculo de emprego. Agarram-se tenazmente aos princípios celetistas de 1943, como se fossem os únicos a prevalecer. E, […]
Felipe Macedo (*) Já considerado o canal com maior poder de crescimento quando o assunto é marketing no universo on-line, o retail media ainda promete render muita história para contar feitos de destaque, é claro. Trata-se do poder de aumentar a performance de negócios com campanhas segmentadas nos maiores marketplaces do mundo, uma tendência que […]
A arrecadação da União com impostos e outras receitas teve recorde em abril e maio e alcançou R$ 962,49 bilhões no acumulado do ano. O resultado representa uma alta real de 1,02%, ou seja, descontada a inflação, em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados foram divulgados pela Receita […]
Os brasileiros estão mais otimistas com o emprego e, assim, aumentam a intenção de comprar. A conclusão é da pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ela mostra um aumento da intenção de consumo, em junho, de 2,6% em relação a […]
Os preços da cenoura e do mamão comercializados nos principais mercados atacadistas do país apresentaram quedas significativas, registrando redução média de 21,23% e 17,09% respectivamente. É o que mostra o 6º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que analisa os dados de comercialização registrados […]
Gordon Moore, um dos fundadores da Fairchild Semicondutor e da Intel, da qual foi o CEO, em 1965 enunciou um princípio segundo o qual o número de transistores em um circuito integrado dobraria a cada dois anos aproximadamente, consequentemente dobrando o poder computacional no mesmo período. Vivaldo José Breternitz (*) Esse princípio, conhecido como Lei de Moore, […]