142 views 2 mins

Extinção de taxa cartorária para imóveis em regularização

em Política
quinta-feira, 05 de dezembro de 2019

Relator, Acir Gurgacz defendeu aprovação do projeto apresentado por Irajá. Foto: Marcos Oliveira/Ag.Senado

Proprietários de imóveis urbanos e rurais, incluídos em programas de regularização fundiária de interesse social, podem passar a não mais pagar emolumentos de serviços de registro prestados por cartórios. Essa medida está prevista no projeto de autoria do senador Irajá (PSD-TO), aprovado ontem (5) na Comissão de Agricultura do Senado. 

A proposta isenta do pagamento de taxas cartorárias os casos em que o transmitente seja pessoa de direito público, no primeiro registro que confere direitos reais aos seus beneficiários, no registro de projeto de regularização fundiária e na primeira averbação de construção residencial urbana, entre outros atos. 

Na justificativa do projeto, Irajá alerta para a necessidade de se facilitar os procedimentos de regularização fundiária no país. Segundo ele, os valores expressivos que são cobrados por cartórios para o registro de imóveis constituem um dos principais entraves aos processos de regularização fundiária, uma vez que a maioria dos ocupantes irregulares de imóveis não têm recursos para arcar com essa despesa. 

“Não podemos permitir que os emolumentos sejam um empecilho ao ingresso de nossos brasileiros ao mercado formal, ainda mais considerando que, após a regularização, os próprios cartórios acabarão tendo maior arrecadação com os atos registrais que posteriormente serão praticados pelos particulares”, explica o autor. O relator, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), apresentou parecer favorável (Ag.Senado).