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Programa auxilia e integra colaboradores e familiares durante a pandemia

em Pessoa Física
sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O “novo normal” já faz parte do cotidiano. Além das consequências na saúde, o avanço do coronavírus, trouxe mudanças significativas e irreversíveis às mais diversas áreas, dentre elas, impactos na gestão de pessoas. Como gerar resultados e garantir que os colaboradores continuem a manter a sanidade mental em meio a pandemia?

Para manter as equipes motivadas, unidas e ativas no home office, gerando resultados positivos e um nível adequado e possível de bem-estar, a área de RH da Statkraft Brasil criou o programa “Juntos na Statkraft”. Com cinco pilares: Informe-se, Movimente-se, Divirta-se, Conecte-se e Seja Solidário O objetivo é oferecer oportunidades de apoio e suporte às pessoas e conectá-las.

As atividades vão desde bate-papos das lideranças com o RH, reuniões com as equipes, visando ajudá-los em suas demandas; videoaulas com exercícios que podem ser feitos em casa, aulas de mindfulness e ioga com profissionais especializados; rodas de conversas de como superar o isolamento; ações de voluntariado e até rodadas de talentos com os colaboradores com pocket shows.

De acordo com Liandra Pellegrini, diretora de RH na Statkraft Brasil, atualmente não há mais espaço para uma área que seja orientada apenas para cumprir a legislação, realizando somente atividades operacionais. “Sabemos que esse não é um home office normal, são muitas frentes de trabalho e diversos papéis.

Saber administrar é uma arte e requer um estado de consciência desprendido de qualquer sentimento de culpa. Cuidar das pessoas em uma situação como essa significa entender o momento de cada um e apoiar da melhor forma possível”, destaca a executiva.

Através de uma comunicação aberta, transparente e ações voltadas para promoção da saúde emocional e física de todos os colaboradores e seus familiares, a Statkraft implementou o pilar “Informe-se”. De acordo com Pellegrini, a ideia é mantê-los informados e atualizados sobre a situação da Covid-19, sem causar alarmismo, contribuindo ainda mais para um clima de incertezas, medo e ansiedade.

“A empresa decidiu reforçar ainda mais sua cultura que preza por uma comunicação aberta e transparente, assim definimos um plano de comunicação de forma estruturada e na medida certa. Temos comunicados semanais e reuniões quinzenais onde todos os nossos colaboradores são informados sobre a evolução da Covid-19 no mundo, em nosso País e nas cidades onde temos escritórios e ativos. Também atualizamos nosso pessoal sobre as medidas preventivas adotadas pela empresa”.

Como a empresa que entende que para ter saúde, e consequentemente, gerar resultados, é importante que o corpo e mente estejam em harmonia, ela integrou em seus benefícios, aulas on-line de ioga, mindfullness, alongamento e ginástica laboral, disponíveis tanto aos seus funcionários, quanto aos seus familiares.

“Essas opções estão à disposição de todos os nossos colaboradores e familiares em horários alternativos. Escolhemos essas práticas porque acreditamos que trazem vantagens significativas que vão além do bem-estar físico. Elas contribuem na promoção do equilíbrio emocional, reduzindo a ansiedade e melhorando a qualidade de vida”, afirma Pellegrini.

Saber sorrir e se divertir em momentos de dificuldades e desafios também é importante, e constitui uma fundamental faceta da empresa, que em seus valores promove o respeito e o bem-estar comum. Pensando nisso, a Statkraft elaborou uma agenda especial para os fins de semana, com propostas envolvendo, aulas de música, culinária, conhecimentos especiais, dentre outros.

As dinâmicas são promovidas por colaboradores da empresa ou convidados especiais, como familiares e profissionais do ramo. A ideia é unir as pessoas, proporcionando momentos agradáveis e divertidos. A criação de um canal comum para que todos possam compartilhar experiências do home office também foi uma forma que a Statkraft encontrou de se manter conectada e contribuir para desempenho de suas atividades.

“Estamos atentos à qualidade da experiência de home office de nossos colaboradores. Para ajudá-los, realizamos reuniões informais chamadas de Bate Papo com o RH, com diversas lideranças da companhia, além de reuniões com as equipes, com o objetivo de demonstrar empatia e compreensão, colocando-se à disposição para apoiá-los em suas necessidades”.

Ainda, para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social, a empresa integrou o Desafio Solidário, programa já existente, em seu escopo para a época. Ao realizar exercícios físicos, aulas de ioga e mindfulness, os funcionários acumulam quilômetros que podem ser revertidos em ajuda humanitária, como, por exemplo, a doação de cestas básicas ou máscaras de proteção.

Fonte e mais informações: (www.statkraft.com.br).