27 views 2 mins

Evite a malha fina: como a declaração pré-preenchida pode facilitar sua vida no IRPF 2025

em Pessoa Física
quinta-feira, 27 de março de 2025

Apenas em 2024, mais de 1,5 milhões de contribuintes foram pegos pelo “Leão”

No ano passado, 1,5 milhão de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) caíram na malha fina, segundo dados da Receita Federal. O principal motivo? Erros nas deduções, responsáveis por 57,4% das retenções. Com a temporada para a declaração ano-base 2024 se aproximando, especialistas alertam: recorrer à declaração pré-preenchida pode ser a chave para evitar problemas. Essa modalidade está disponível para quem tem certificado e-CPF, que é uma identidade digital, ou login prata/ouro no Gov.br.

Segundo Samuel Severo, gerente contábil da Certisign, o uso do certificado digital oferece diversas vantagens aos contribuintes, reduzindo significativamente o risco de cair na malha fina da Receita Federal. “A declaração pré-preenchida vincula os dados do CPF automaticamente. Dessa forma, o contribuinte precisa apenas conferir as informações dos rendimentos tributáveis e ajustá-las, se necessário”.

O especialista, no entanto, reforça a responsabilidade do contribuinte em conferir os dados da pré-preenchida antes de transmiti-la e ressalta que as demais informações da declaração, como Bens e Direitos, Dívidas de Ônus Reais, não são preenchidas automaticamente, portanto é preciso se atentar ao completar esses dados.

Além de minimizar erros, o certificado digital garante acesso ao histórico de declarações anteriores, permitindo uma conferência detalhada das informações já enviadas ao Fisco. Outra vantagem relevante é a prioridade na restituição para quem faz uso desse recurso. “Os contribuintes que utilizam o certificado digital têm preferência no pagamento da restituição, caso tenham valores a receber”.