Renato Martinelli
Começar um negócio próprio requer uma série de elementos fundamentais, embora nem sempre presentes na realidade de muitos empreendedores no Brasil. Plano de negócio, recursos financeiros, projeção de crescimento, processos internos envolvendo produção, fornecimento, logística de entrada, de saída, marketing, vendas, jurídico e por aí vai. Será que você já fez e implementou tudo isso?
Para fazer o sonho virar realidade, você precisa se dedicar ao máximo em cada detalhe, você e sua “euquipe”. Isso mesmo, “euquipe” porque só tem você no começo, ralando, colocando a mão na massa, aprendendo a duras penas um montão de coisas que nem fazia ideia e que são necessárias para tocar um negócio. Até o momento que você contrata pessoas para trabalhar contigo. Aí a coisa fica mais complexa, porque além da gestão do negócio, você precisa fazer a gestão de pessoas. O jogo muda de patamar.
A cada passo dessa jornada de aprendizados em liderança, você perceberá que suas decisões passarão agora por três pilares: habilidades, alocação de tempo e valores profissionais. Vamos entender juntos cada ponto:
HABILIDADES
Antes | Depois |
– Domínio técnico da área de atuação profissional, do negócio (confecção – saber tudo sobre roupa / padaria artesanal – saber tudo sobre panificação) – Desenvolvimento de relacionamentos visando a benefícios e resultados pessoais e para a empresa (parcerias com fornecedores, vendas para clientes, prospecção de novos clientes) | – Fazer o planejamento do trabalho, papéis e atividades de cada pessoa na equipe (quem atende, quem recebe no caixa, quem arruma o estoque) – Comunicar-se bem e delegar responsabilidades (fechar o caixa, cuidar da loja, ligar para fornecedores cobrando entrega) – Monitorar desempenho e comportamento, dar feedback e cuidar do clima de trabalho |
ALOCAÇÃO DE TEMPO
Antes | Depois |
– Disciplina diária (abertura e fechamento do comércio, horário de funcionamento e atendimento a clientes e fornecedores) – Cumprir prazos para as atividades (fazer compras com fornecedores, retornar solicitações de clientes, pagar impostos) | – Cuidar do planejamento da demanda (para balancear melhor ofertas e procura, escala de trabalho) – Ter tempo para fazer a gestão de pessoas e disponibilizar tempo para equipe (solicitado por você e por eles) – Definir prioridades para a área e para a equipe (compartilhando atividades e funções) |
VALORES PROFISSIONAIS
Antes | Depois |
– Objetivo de alcançar resultados de negócio pelo próprio mérito e trabalho (conseguir fechar cada mês com balanço positivo, atender bem os clientes) – Trabalhar com excelência em cada detalhe, com alto nível de exigência e autocrítica (cuidar da embalagem, do material de comunicação, padronizar o atendimento) | – Trabalhar para obter resultados por meio e com a equipe, entendendo que o sucesso vem do trabalho da equipe (treinar equipe sobre processos de trabalho e formas de atendimento ao cliente) – Saber gerenciar a equipe e o negócio com métodos, ferramentas e boas práticas (aplicar conhecimentos e recursos que antes não eram necessários e que agora são essenciais) – Ver-se como um líder, um gestor (entender que o papel mudou e que deve ser exemplo) |
A mudança de empreendedor para líder de negócio gera um impacto na rotina de trabalho, na gestão do negócio e na complexidade das ações, no dia a dia da empresa, na estratégia comercial, na contratação de pessoas, e mais. Por isso, pergunto: que tipo de líder que você precisa ser no seu negócio? O de antes ou o depois?
Crescer é desafiador, e desenvolver novas competências é um caminho de aprendizado complexo. Contudo, o futuro do seu negócio passa pela transformação da sua liderança. Começando por você mesmo, pela autoliderança e pela priorização de mudanças que devem ser promovidas e protagonizadas por você. E nessa trajetória, além de alavancar o crescimento do seu negócio, você ainda pode se tornar a sua melhor versão, para você, sua equipe e para o negócio. Sucesso!
(*) É membro dos Empreendedores Compulsivos, Trainer de Comunicação, Propósito e Performance, e tem como foco ajudar pessoas a desenvolverem competências de comunicação para potencializar engajamento e resultados com equipes e clientes. Possui mais de 20 anos de carreira, agrega experiências e conhecimentos em empresas nos setores de Agronegócio, Automobilístico, Alimentos e Bebidas, Comércio, Construção, Farmacêutico e Químico, Financeiro e Seguros, Papel e Celulose, TI e Telecom, Varejo. É especialista em temas relacionados à Comunicação, Liderança, Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gestão de Conflitos, Vendas, Negociação e Articulação de Soluções.