Marcelo Salvo (*)
Se eu tivesse que elencar as principais habilidades de um líder, com certeza falar em público seria uma delas, como negociar e se comunicar.
Segundo a revista Você RH, 83% da população mundial tem medo de falar em público, um sentimento que minimiza as oportunidades de crescimento que temos durante a vida.
Alguns elementos que despertam o medo são, imaginar que seremos julgados, ter uma possibilidade de fracasso, falta de conhecimento sobre o assunto e baixa autoestima.
O poder da palavra é um desejo de todos, na Grécia antiga Aristóteles já definia 3 pilares de um orador, são eles Ethos, Pathos e Logos
Um orador precisa gera credibilidade na explicação sobre o assunto, deve ter argumentos fortes que trazem lógica ao conteúdo e por fim ele deve despertar grandes emoções na plateia.
Fazer uma boa apresentação pode posicionar o líder como autoridade do assunto, abrir portas para ele dentro ou fora da empresa, cria conexão entre as pessoas, e pode motivar, engajar e influenciar atitudes.
Já conheci líderes que por falar bem em público, era sempre um convidado especial em eventos, seminários e conferências.
Nos diversos treinamentos que faço de técnicas de apresentação com storytelling, os alunos conseguem descobrir um novo mundo se desenvolverem melhor essa habilidade.
Trouxe então, 05 dicas para se preparar antes da apresentação
- Faça exercícios de respiração isso vai minimizar a tremedeira
- Faça exercícios para destravar a língua
- Utilize o improviso apenas para imprevistos
- Faça alongamento
- Interaja com a plateia quando chegar, isso vai gerar rapport e vai facilitar sua entrada.
Nunca esqueça que um excelente final ajudará para que a apresentação seja lembrada positivamente pelas pessoas, cuide de preparar o grande final.
Dicas para se comportar no palco:
- Atenção com a voz, você deve trabalhar a tonalidade e ênfase durante o discurso
- Quando a palavra não estiver presente, seu corpo deve se expressar pelos gestos, expressões faciais e olhares
- Mantenha a sincronia entre palavras e atitudes, gestos e sons
- Divirta-se, faça com prazer, porque o momento é especial
- Para um público visual tenha vídeos, fotos, faça demonstrações
- Para um público auditivo saiba que promessa é mais do que divida
- Para um público sinestésico mantenha postura adequada e use bem seus gestos
- Prepare-se muito para cada apresentação, não é decoreba e sim perfeição
- Utilize palavras simples como se estivesse ensinando uma criança, assim todos te entenderão
- Saiba que as pessoas compram quando entendem o seu valor.
Lembre-se que durante uma apresentação uma das coisas mais importante é que conheça muito bem sobre o assunto e interaja com as pessoas, ninguém gosta somente de ouvir e sim de fazer parte do momento.
Um líder que sabe fazer excelentes apresentações, muda sua visibilidade dentro e fora da organização. Quanto mais subir no palco ou fazer apresentações em reuniões e seminários, maior a chance de vencer o medo e crescer profissionalmente.
Seja voluntario (a) nessas ocasiões sempre que tiver essa oportunidade, dessa forma trabalhará a habilidade e será um diferencial na sua carreira.
(*) É – Membro dos Empreendedores Compulsivos, é diretor da Atitude Profissional Educação Corporativa. Com 30 anos de experiência em vendas é graduado em Administração e Artes Cênicas – Ator, com especializado em Gestão de RH e pós graduado em Marketing e Negociação e Vendas pela FAAP . Professor de Pós e MBA na B. I. International e Senac , é também Escritor do livro Atitude Profissional.