Claudio Zanutim (*)
Para enfrentar a competitividade global, empresas líderes em seus segmentos tiveram que mudar seu estilo gerencial. Percebeu-se que o trabalho em equipe atendia muito melhor e de forma mais rápida os objetivos das empresas, que agora são muito mais voltados à qualidade do que à quantidade. Nesse aspecto é que a figura do líder se torna essencial no comando de uma equipe participativa e eficiente. Mas para isso, o líder deve estar em sintonia fina com os anseios da corporação e de seu “time” e nesse aspecto é crucial o estabelecimento de metas.
Só para se ter uma idéia da importância das metas, vamos a uma pequena história, vivida por Alice no País das Maravilhas:
Alice estava diante de uma bifurcação na estrada e, indecisa sobre qual caminho seguir, pediu informações a um gato que estava próximo.
Ela indagou qual caminho deveria escolher para sair dali ao que o gato respondeu: “isso depende muito do lugar para onde você quer ir”. Alice retrucou “não me importa muito para onde…”, ao que o gato respondeu “então pouco importa que caminho você deve escolher”.
Assim é nossa vida. Se não temos objetivos claros, que importa o caminho que deveremos tomar? Poderemos andar e andar e ver o tempo passar sem realizarmos nada porque, na realidade, não tínhamos nada em mente para realizarmos. Metas e objetivos são fundamentais para nos dar direção, força e sentido, seja em nossos projetos pessoais quanto profissionais.
Para um coach, que deve agir como um treinador de um time campeão, estabelecer metas é vital para o sucesso de seu trabalho.
Como Estabelecer Metas
Segundo J.C. Barrow, autor de The Variables of Leardership, liderança é “o processo comportamental de influenciar indivíduos e grupos na direção de metas estabelecidas”. Para se chegar a essas metas, o coach terá que manifestar uma série de comportamentos, entre eles processo de tomada de decisão, técnicas de motivação, dar feedback, estabelecer relações interpessoais e dirigir seus liderados com confiança.
No que se refere à tomada de decisão, o coach está, freqüentemente tomando decisões em relação a seus discípulos, independentemente do estilo de liderança que ele optar naquela situação. Autocrático, liberal, democrático ou situacional, ele deverá instruir seu discípulo quanto às técnicas mais corretas ou corrigir erros.
Sendo um coach sensato, ele também não poderá descuidar da motivação, não apenas quando os objetivos forem alcançados mas também nos que fracassaram, encorajando-o a corrigir seus erros e seguir em frente.
Um terceiro, e importantíssimo passo é dar feedback. É essencial num processo de coaching que o discípulo receba informações sobre sua performance, visando o fortalecimento de sua atuação. Dar feedback pode também ser uma poderosa ferramenta de motivação, quando o coach não poupa elogios ao bom desempenho de seu discípulo.
Ao estabelecer relações interpessoais, o coach está demonstrando sua preocupação com o indivíduo e não apenas com o profissional. Dessa forma, ele pode fortalecer os vínculos mais humanitários, criando um clima de certa cumplicidade entre ele e seu discípulo.
Finalmente, o coach eficaz lidera pelo exemplo. Por isso mesmo ele deve demonstrar confiança em si próprio e no trabalho que está executando, mostrando que acredita e confia em seu potencial.
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Atuação Prática
Além do estabelecimento de metas, há alguns procedimentos que podem colaborar definitivamente para um bom resultado do coaching. Observe:
Ouvir: isso decorre de predisposição implícita em entender a razão do outro. Não está em questão discernir entre o certo e o errado antes se entender as verdadeiras razões do fato. O ideal é adotar uma postura isenta, buscando a verdadeira compreensão do outro;
Perceber: é ir além do imediato, perceber além do que parece ser. É fundamental procurar as razões do efeito demonstrado. Neste caso é determinante uma boa compreensão da relação de causa e efeito. O efeito é o sintoma. As causas devem ser os elementos-chave da análise da solução;
Refletir: talvez seja um dos elementos do perfil básico do Coach. Procurar sensações, testar e compreender o fluxo de raciocínio do discípulo, desvendar o objetivo real implícito nos meandros das estratégias;
Analisar: outro elemento importante do perfil do coach é entender e refletir os prós e contras, não contentar-se com o óbvio e pensar junto com o discípulo são posturas fundamentais do procedimento de coaching. É preciso fazer com que ele encontre a melhor resposta, o que pode, muitas vezes, exigir paciência para deixá-lo errar. Analisar conseqüências e perspectivas é fator determinante do papel do Coach;
Pensar em Conjunto: como pode ser feito? Uma das formas é “espelhar” o raciocínio do liderado. É concluir, junto com ele, as próximas etapas, analisando-as e orientando-o;
Orientar: a orientação pode ser melhor entendida como a definição de um “caminho”, discutido e analisado que permita uma ação lógica e quantificável;
Quantificação: a definição de indicadores, metas, prazos e desafios são fatores inerentes à ação de coaching. O liderado deve entender e poder monitorar o seu próprio processo de desenvolvimento e crescimento. É fator de auto-motivação e de definição de objetivos, mesmo que progressivos. É função não delegável do coach estabelecer esses parâmetros de controle e acompanhamento;
O coach deve ainda considerar que seu trabalho requer obstinação, talento e muita competência. Deve também estar ciente que o sucesso de seu trabalho se faz a partir do sucesso de cada membro de sua equipe.
Finalmente, o coach precisa ter:
Visão do Futuro: ampliar os horizontes, desafiar a imaginação e inspirar sua equipe;
Foco no coaching: estar comprometido com qualidade em todos os produtos e serviços oferecidos;
Integridade: ser comprometido com a ética, a honestidade e a verdade;
Comprometimento: demonstrar coragem e autoconfiança para apoiar idéias;
Comunicar-se com eficácia: escutar e compartilhar idéias; dar feedback positivo freqüentemente;
Compartilhar responsabilidade: trabalhar para fazer a equipe compartilhar responsabilidades;
Lidar com a diversidade: reconhecer as realizações individuais e edificar os seus responsáveis;
Conhecimento especializado: demonstrar amplo conhecimento do negócio;
Iniciativa: antecipar-se aos problemas e criar alternativas novas e melhores.
Forte Abraço!
(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas. Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis