A – Amazônia fecha 2022 com maior desmatamento em 15 anos
A Floresta Amazônica registrou em 2022 seu maior índice de desmatamento em 15 anos, de acordo com dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A destruição de cobertura vegetal no bioma totalizou 10.573 km² no ano passado, o equivalente a quase 3 mil campos de futebol por dia. Essa é a maior taxa de desmatamento desde 2008, quando o Imazon começou a monitorar a região. “Esperamos que esse tenha sido o último recorde de desmatamento reportado pelo nosso sistema de monitoramento por satélites, já que o novo governo tem prometido dar prioridade à proteção da Amazônia”, disse Bianca Santos, pesquisadora do instituto. Considerando os últimos quatro anos, o desmatamento totaliza 35.193 km², área superior às dos estados de Sergipe (21 mil km²) ou Alagoas (27 mil km²) e representa um aumento de quase 150% em relação aos quatro anos anteriores. Apenas em dezembro passado, a Amazônia perdeu 287 km² de floresta, um aumento de 105% na comparação com igual período de 2021 (ANSA).
B – Hidrogênio Verde
A EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, acaba de lançar em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a sua planta de produção de hidrogênio verde como parte do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento Pecém H2V, que contou com investimento de R$ 42 milhões. A planta é composta por uma usina solar com capacidade de 3 megawatts pico (MWp), para garantia de origem renovável, e um módulo eletrolisador para produção do combustível, com capacidade para produzir 250 Nm3/h do gás. A inauguração da unidade é um marco para a geração de energia renovável no país e faz parte dos compromissos da EDP com a transição energética. A previsão de conclusão do projeto é junho de 2024. Saiba mais em (https://www.edp.com.br/).
C – Vagões Tanque
A Greenbrier Maxion, com mais de 79 anos de atividades e considerada a maior operação ferroviária da América do Sul, está produzindo 80 vagões tanque para a FS, uma das maiores produtoras de etanol, nutrição animal e bioenergia do Brasil. Em um modelo de negócio inédito para as empresas, a FS adquiriu os vagões para aportar a capacidade no sistema de escoamento de biocombustível e a Rumo fará o transporte. Esta parceria entre as empresas irá ampliar o uso do modal ferroviário, elevando o volume transportado de 50 milhões para 75 milhões de litros de etanol ao mês. Saiba mais: (https://gbmx.com.br/).
D – Imigrantes Empreendedores
Para prestigiar e auxiliar as pessoas imigrantes que vivem na capital paulista, sejam elas já empreendedoras com empresas formalizadas ou quem deseja começar um negócio do zero, o Sebrae-SP, em parceria com o Centro do Imigrante, inaugurou a unidade do Sebrae Aqui — Centro do Imigrante, na Rua Dr. Costa Valente, 306, no Brás. O espaço objetiva servir para orientação empresarial, atendimentos ao MEI, incluindo serviços específicos como emissão do DAS, DASMEI, parcelamento de débitos, entre outros, além de informações sobre abertura de empresas, apoio para MEs e EPPs, orientação sobre crédito e cursos e capacitações para atender as necessidades dos empreendedores e empreendedoras imigrantes. Outras informações: tel: (11) 2618-7979.
E – Picape Exportação
Apenas um ano depois do anúncio da abertura de novos mercados de exportação, a Nissan Argentina embarca para a Colômbia as primeiras unidades de sua picape. “Os clientes da Colômbia poderão desfrutar da alta qualidade da picape Frontier, que a Nissan produz na fábrica de Santa Isabel, na Argentina”, disse Guy Rodríguez, presidente e Managing Director da Nissan South America. Para aumentar a produção, a Nissan anunciou um segundo turno de produção na fábrica da Argentina, que, quando totalmente implantado, vai gerar 550 novos empregos, dos quais, até o momento, já foram incorporados 370. A picape exportada para a Colômbia, assim como a que será exportada para o Chile, é produzida de acordo com as normas de emissões Euro 6, o que implica uma redução significativa de gases e partículas poluentes (nissannews).
F – Programa de Inovação
Com o objetivo de aumentar a produtividade e implantar soluções inovadoras nos pequenos negócios, o Sebrae-SP está com 10 mil vagas abertas para o Programa ALI – Agente Local de Inovação no Estado de São Paulo. As micro e pequenas empresas participantes do programa serão acompanhadas por um profissional durante seis meses. Ao se inscrever no programa, a empresa passa por um diagnóstico para identificar o perfil de inovação e iniciar um ciclo de melhoria da produtividade, composto por mapeamento de dificuldades, encontros de orientação personalizados, desenvolvimento e implantação de soluções e trocas de boas práticas. As inscrições são gratuitas no site: (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais)
G – Energia Solar
De acordo com uma pesquisa feita pelo Banco BV, 69% dos brasileiros já pensaram em instalar a energia solar em suas residências, sendo metade das classes C e D. Isso porque ocorreu o aumento da cobrança de energia elétrica, gasto que poderia ser reduzido em até 95%, mesmo com a aplicação do Marco Legal. A crise da hidrelétrica e econômica do país impacta ainda mais a vida de ambas as classes por terem um menor poder aquisitivo. No entanto, a conta de eletricidade ainda compromete uma parcela considerável da renda mensal. Com a economia no orçamento, o valor pago nos painéis é compensado entre três e cinco anos após a instalação e a rentabilidade é gerada por mais de 15 anos. Outras informações, acesse: (https://www.energybrasilsolar.com.br/).
H – Eventos Consolidados
O Centro de Convenções Salvador (CCS) projeta para este ano grandes eventos na capital baiana. Às vésperas de completar três anos em operação, o CCS se consolida como um dos mais importantes espaços do País para abrigar congressos, convenções, eventos corporativos e culturais, além de feiras de negócios e exposições. Os números de eventos já garantidos revela as melhores expectativas. Apenas no primeiro semestre, o espaço já tem confirmado 30 eventos. Segmento do turismo extremamente disputado, o CCS conta com a expertise comercial da GL events, presente nos cinco continentes e em mais de 20 países, para “vender” Salvador no mundo e trabalhar na captação de eventos (https://ccs-salvador.com.br/).
I – The White Lotus
Fãs de “The White Lotus” já podem se hospedar em uma mansão que serve de cenário para a segunda temporada da série, ambientada na região italiana da Sicília. A “Villa Tasca” fica em Palermo, capital siciliana, e está disponível para locação na plataforma de aluguéis de temporada Airbnb, podendo abrigar até oito hóspedes por vez. Na série, premiada da HBO, a mansão recebe as personagens Daphne (Meghann Fahy) e Harper (Aubrey Plaza) quando as duas resolvem passar uma noite fora do hotel que dá nome ao programa. “Arquitetura neoclássica, afrescos, candelabros de Murano, pinturas com molduras douradas – fazem um presente suntuoso nessa vila renascentista”, diz o anúncio no Airbnb. Conta com quatro quartos, piano, sala de jogos, bar, piscina, lago e belos jardins. A diária sai por cerca de R$ 31 mil, e a estadia mínima é de três noites (Ansa).
J – Motocicletas e Scooters
A BMW Motorrad atingiu o seu recorde histórico de vendas no ano passado, com 202.895 unidades. O número representou crescimento de 4,4% em comparação com 2021, garantindo a permanência da marca na liderança global do mercado premium de motocicletas e scooters. A Alemanha permanece sendo o maior mercado, com 24.129 unidades vendidas, entre motocicletas e scooters. A França atingiu um novo recorde, com vendas de 21.223 unidades e crescimento de 6,7%, em comparação com o ano de 2021, garantindo um resultado satisfatório para a BMW Motorrad no continente europeu. Destaque para o Brasil, com a comercialização recorde de 13.051 motocicletas, em 2022, incremento de 17% em comparação com o ano anterior (bmw-motorrad.com).
K – Reunião Econômica
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, visitará o Brasil no próximo dia 30 para se reunir com o presidente Lula. A missão foi confirmada pelo embaixador alemão em Brasília, Heiko Thoms, em mensagem no Twitter. “O Chanceler da Alemanha acabou de confirmar a sua vinda ao Brasil no dia 30 de janeiro!”, escreveu o diplomata. Segundo Thoms, Scholz chegará em Brasília com uma delegação de “representantes do setor econômico da Alemanha, num sinal de fortalecimento da cooperação entre Brasil e Alemanha”, disse o embaixador. Já o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, desbloqueou 35 milhões de euros para a reativação do Fundo Amazônia, cujos recursos são usados para combater o desmatamento no bioma (Ansa).