Negócios em Pauta 15 a 17/05/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 14 de maio de 2021

A – Energia verde no Xingu

Apostar em energia limpa e renovável e contribuir para a preservação do meio ambiente no Médio Xingu. Com este objetivo, a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, lança o projeto-piloto “Energia Verde no Xingu”, que levará energia solar para aldeias indígenas da Volta Grande do Rio Xingu, no sudoeste paraense. A iniciativa substituirá geradores de energia elétrica à diesel por placas solares instaladas em flutuantes, que serão implantadas no Rio Xingu, promovendo a preservação ambiental da região. Na primeira fase do projeto serão beneficiados mais de 400 indígenas de seis aldeias da região. A estrutura de fornecimento de energia do novo modal conta com um sistema autônomo de geração de energia solar com uso de baterias, que garantem o suprimento de eletricidade por até 48 horas sem incidência de radiação solar. As placas instaladas em flutuantes vão captar luz do sol gerando energia elétrica, a qual atenderá diretamente as aldeias indígenas da região.

B – Bares e Restaurantes

A nova pesquisa da série Covid-19, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes, em parceria com a consultoria Galunion, especializada no mercado food service, e com o Instituto Foodservice Brasil, mostra um alto nível de endividamento das empresas do setor na pandemia: 71% dos bares e restaurantes afirmam ter dívidas. Desse total, 79% devem para bancos, 54% estão com impostos em atraso e 37% têm débitos com fornecedores. A pesquisa, feita entre 9 de abril e 5 de maio, contou com 650 empresas de diversos perfis – de redes a independentes – de todos os estados. Outro dado alarmante é a quantidade de bares e restaurantes que afirmaram não ter mais recursos para funcionar em casos de novas restrições ou lockdown: 66% afirmam que o capital de giro não dura mais de 30 dias.

C – Estoque Zero

O dropshipping é legal? Como funcionam os tributos? Qual a forma correta de emitir as notas fiscais neste modelo de negócios? Para responder essas e outras questões, a startup eNotas, única solução do mercado que automatiza a emissão de notas fiscais, promove a masterclass “Aprenda a Regularizar o seu Negócio de Dropshipping”, que será realizada em formato on-line nesta quarta-feira (19), a partir das 19h. Modalidade de venda eletrônica utilizada pelos maiores players de e-commerce, vem ganhando força nos últimos anos junto aos pequenos e médios lojistas. Nessa modalidade, a loja virtual atua como intermediária nas vendas, sem necessidade de manter estoque dos produtos. Inscrições gratuitas no link: (https://enotas.com.br/blog/dropshipping/).

D – Aftermarket Automotivo

O maior evento de negócios no mercado de reposição e reparação para veículos leves, pesados e comerciais da América Latina, a Automec, já conta com mais de 500 expositores confirmados para a exposição planejada para 9 a 13 de novembro de 2021, no Expo Center Norte. Os expositores e patrocinadores querem aproveitar as oportunidades estratégicas para manter aquecidos os negócios do aftermarket automotivo até o final do ano, com segurança e em conformidade com as medidas de prevenção adotadas em função da pandemia. A maior exposição de peças do mercado latino-americano deverá trazer novas tecnologias em produtos, tendências de mobilidade e ainda novas oportunidades de comercialização no mercado de peças e acessórios. Outras informações: (www.automecfeira.com.br).

E – Aprendizes de Manutenção

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com processo seletivo aberto para 14 vagas para jovens aprendizes de manutenção em Paulínia/SP. Podem se inscrever jovens com ensino médio completo; que morem em Paulínia, Campinas, Sumaré ou Hortolândia; e tenham disponibilidade para uma jornada diária de oito horas. O curso, específico para a área de manutenção ferroviária, será desenvolvido em parceria com o Senai. O período de aprendizagem tem duração de até dois anos e há chances de efetivação quando ele for concluído. A seleção será totalmente digital e os interessados devem se inscrever em (https://jobs.kenoby.com/vlivagas/job/aprendiz-manutencao-8h/609aa9817aabb41c8c94a20f?utm_source=website).

F – Máscaras Confortáveis

A Lupo está completan to 100 anos de existência. Mesmo operando com limitações impostas pela pandemia, a empresa reviu seu portfólio de produtos e começou a fabricar máscaras. De abril a dezembro de 2020, elas foram responsáveis por 11,7% do faturamento da empresa e, apenas nos dois primeiros meses de 2021, já respondem por 25,5% da receita. A demanda pelo item aumentou e as indústrias têxteis passaram a ter a máscara como seu carro-chefe, num momento em que a economia retraía. A Lupo adaptou sua linha de produção e passou a fabricar máscaras confortáveis e com uma tecnologia inovadora antiviral, a Amni Virus-Bac Off, desenvolvida em parceria com a empresa química Rhodia, utilizando fio de poliamida. Desde o ano passado, a Lupo vendeu cerca de 17 milhões de máscaras nas lojas físicas e pelo e-commerce da marca.

G – Transformação Digital

A Grendene concluiu a migração do e-commerce de todas as suas marcas para plataformas proprietárias. Em função da pandemia, a estratégia adotada pela empresa foi acelerar esse movimento para se tornar mais competitiva e atender as mudanças de comportamento dos consumidores. Com o objetivo de proporcionar uma experiência única aos seus clientes, a empresa inaugurou, em Fortaleza, um segundo centro de distribuição exclusivo para as vendas on-line, complementar ao primeiro localizado em Sobral. Também ampliou a sua equipe dedicada ao digital commerce, que hoje conta com 70 colaboradores, mas a ideia é que esse time cresça ainda mais nos próximos meses. Todos esses investimentos em novos canais já vêm contribuindo para os resultados positivos da companhia. Saiba mais em: (www.grendene.com.br).

H – Acesso à Informação

Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Missão Diplomática Britânica, promovem na próxima terça-feira (18), um seminário internacional sobre leis de acesso à informação em quatro países – Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Índia – e como elas beneficiam o jornalismo. O seminário “LAI e Jornalismo: Caminhos para a Transparência Pública” celebra os nove anos da implementação da Lei de Acesso à Informação no Brasil . O evento on-line e gratuito será transmitido a partir das 10h30 (horário de Brasília), com tradução simultânea para o português e inglês. Inscrições em: (https://eventos.congresse.me/lai2021).

I – Polo Logístico

A Vulcabras, maior gestora de marcas de artigos esportivos do País, detentora da Mizuno, Olympikus, Under e Armour, acaba de inaugurar sua nova operação logística localizada em Extrema/MG. O novo centro de distribuição faz parte do planejamento estratégico da companhia de aumentar a eficiência e rentabilidade, principalmente de seus canais online, tendo em vista o crescimento da relevância do e-commerce para a Vulcabras por conta das restrições nos varejos físicos impostos pela pandemia. O espaço de 11.500 m² conta com uma operação logística dedicada ao e-commerce das marcas, que ganhou ainda mais foco no plano estratégico da companhia em 2020 seguindo a tendência do comportamento do consumidor, e também com a operação de distribuição para o varejo multimarcas, com capacidade para quase 7 milhões de peças, em 65.000 endereços.

J – Estágio em Multinacionais

Jovens da geração Y e Z têm uma oportunidade única no desafio global Make It Bright, da Japan Tobacco International: receber a mentoria de profissionais experientes para a elaboração de projetos de negócios. Há três anos sendo desenvolvido no Brasil, esse programa, que premia jovens com até US$2.000 dólares e um estágio internacional, também traz aprendizados para quem decide participar como mentor. A mentoria consiste na orientação de um profissional experiente a uma pessoa que se encontra no início de carreira. Serve para compartilhar aprendizados e orientações sobre as formas mais eficientes de se realizar uma atividade. Os que tiverem seus projetos selecionados na primeira etapa participarão de um treinamento e mentorias com líderes da empresa, o que oferece oportunidade de desenvolvimento profissional antes mesmo do ingresso desse profissional na empresa. Interessados devem se candidatar pelo site (www.makeitbright.com).

K – Agronegócio na África

Um grupo de consultores vai apresentar as oportunidades para o agronegócio brasileiro no mercado africano. O tema será desenvolvido em palestra online e gratuita no próximo dia 27, ás 10h. Palestrantes do grupo M.Stortti, Olae (Observatório Lusófono de Actividades Económicas) de Portugal, Embrapa e Simers (Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas) discorrerão a respeito das possibilidades de joint venture entre empresas brasileiras e africanas. O objetivo é apresentar ao público de empreendedores rurais como o mercado africano pode oportunizar negócios às empresas brasileiros, explorando temas como financiamento internacional, tendências da agricultura 4.0 para a sustentabilidade e indústria agrícola no cenário brasileiro. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail ([email protected]).