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Qual será o futuro do mobile messaging?

em Opinião
quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

Carlos Secron (*)

Os celulares já se tornaram uma extensão dos nossos corpos.

Criados com limitadas opções de uso e foco na comunicação por ligações, eles se modernizaram e se tornaram dispositivos altamente completos, possibilitando uma comunicação veloz e eficaz com qualquer pessoa ao redor do mundo.

Nesse contexto, o mobile messaging, que é a comunicação por mensagem, também sofreu inúmeras transformações ao longo do tempo – e tem grandes novidades já sinalizadas para o futuro. As mudanças na mensageria pelos celulares foram tamanhas e, incrivelmente, em um curto espaço de tempo. No início, o SMS era o meio predominantemente utilizado, tanto para mensagens diretas entre as pessoas quanto com as organizações.

Mesmo tendo perdido força quando comparado com outros canais, sua importância e benefícios para o marketing ainda é enorme. Em muitas organizações, esse sistema de mensageria curta ainda é muito popular, uma vez que possibilita um envio rápido, instantâneo e a criação de um relacionamento mais próximo com o cliente. Sua taxa de abertura atinge a incrível marca de 98%, segundo um estudo feito pelo SlickText.

Com os avanços tecnológicos, contudo, novas ferramentas e plataformas foram criadas, chamando a atenção das empresas por suas inovações no ramo e, especialmente, pela possibilidade de conquistar uma comunicação ainda mais massiva com seu público-alvo.

As redes sociais foram, de longe, o grande destaque. Em uma aposta singela nas primeiras versões de grandes exemplos como o Orkut e Facebook, seus sucessos foram tamanhos que, abriram espaço para o desenvolvimento de muitos outros canais que hoje, dominaram o mundo corporativo.

O WhatsApp, Slack, RCS e Google Business Messages são alguns dos meios mais notáveis atualmente. São poucas as companhias – especialmente as de grande porte – que não possuem uma conta em, pelo menos, uma dessas plataformas. Não à toa, o número de aplicativos de mensageria baixados vem aumentando nos últimos anos. Apenas em 2020, o eMarketer registrou mais de 2.77 bilhões de usuários nesses canais, crescimento diretamente impactado pela pandemia.

Ao modificar a maneira na qual as companhias falam com seus consumidores, o mobile messaging possibilita um remodelamento da jornada de compra. Mais do que nunca, o comércio notou o poder desses canais e, ainda, sua praticidade e maior eficiência de uso nos aparelhos celulares para o sucesso do seu negócio. É notável o enorme tempo que gastamos em frente à tais telas – maior até mesmo do que na televisão e, em alguns casos, dos próprios computadores.

Apenas o WhatsApp contém mais de dois bilhões de usuários, com 91% que o utilizam prioritariamente para a troca de mensagens. Além disso, quatro em dez pessoas passaram a usá-lo com maior frequência no isolamento social, segundo um estudo do Opinion Box.Quando ainda aliados à estratégia omnichannel, os benefícios para o destaque do seu negócio são certeiros.

A integração da multiplicidade de canais traz uma experiência rica aos consumidores, permitindo que conduzam sua jornada da maneira que preferirem e, no meio que mais sentirem afinidade. O ano de 2020 foi o grande divisor de águas para o mobile messaging, ressurgindo antigos hábitos e impulsionando o surgimento de outros para manter o relacionamento à distância.

Diante do crescimento e popularização de tantos canais, é normal que as companhias se questionem qual o melhor para o seu negócio. Não há uma única resposta, uma vez que as preferências e necessidades de seu público-alvo irão determinar onde seus recursos deverão ser investidos. S

eja pelo SMS, RCS, WhatsApp ou qualquer outro meio, o mobile messaging abre inúmeras portas para uma comunicação próxima e assertiva. Escolha os meios que façam sentido para o seu negócio e invista em integrá-los de forma que os clientes possam escolher os que preferem.

(*) – É fundador da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS (www.pontaltech.com.br).