Marcelo Scharra (*)
Se dizem que “mares calmos não fazem um bom marinheiro”, a conjuntura econômica atual pode ajudar muitos gestores a se transformarem em grandes líderes
Mas, não saber navegar em águas turbulentas, pelo menos quando o assunto é negócio, pode significar ficar à deriva ou naufragar. Para guiar essa embarcação, nada como a ajuda de um bom e velho capitão do mar. A lógica é a mesma para o mundo dos negócios, que tem enxergado no mentoring empresarial uma forma de aprender com a experiência de quem já enfrentou muitas tormentas para superar as deficiências e dificuldades das empresas e gerar um crescimento lucrativo, muitas vezes esquecido por empresários que só focam o crescimento no faturamento.
Embora tenha sido criado há bastante tempo, este conceito ainda é pouco aplicado no Brasil em empresas mais maduras, porém já bastante difundida no circuito das Startup´s, que têm tirado enorme proveito desta técnica. A metodologia é um híbrido entre o coaching – que foca em desenvolver o indivíduo, tornando-o sempre melhor do que já era – e a consultoria – que demonstra os pontos críticos da empresa e direciona alternativas de soluções. Dessa mistura, resulta-se o conceito em questão, que propõe auxilio na identificação dos problemas chave e sugestão de encaminhamentos para solução.
Pelo lado empresarial a metodologia é indicada para organizações que precisem gerir e aumentar sua receita, validar estratégias, aprimorar processos ou até modificar a relação entre sócios, tornando-a mais harmoniosa. Do lado da gestão, se apresenta como solução principalmente para o baixo envolvimento dos sócios com a operação, falta de conhecimento do negócio por parte dos gestores e a baixa capacidade de liderança para execução.
Para suprir estas deficiências, o mentoring empresarial é aplicado a empresas de pequeno porte e a empresários que reconhecem no apoio externo uma forma de ganhar conhecimento e velocidade de crescimento pessoal e profissional. Essas soluções são sugeridas por profissionais que já trilharam e venceram caminhos pelos quais o mentorado está percorrendo ou ainda irá percorrer.
Os principais ganhos para os gestores são: ampliar a visão de negócios e mercado dos sócios e promover um empoderamento de suas competências para superar os desafios de cada operação. Desempenhando melhor seus papéis, passam a ser capazes de gerar lucro e caixa de forma rápida e consistente, pontos pouco explorados pelos empresários brasileiros.
O crescimento lucrativo acontece pela melhora na capacidade de resolver problemas por meio do direcionamento de estratégias, além de um melhor controle e entendimento da capacidade gerencial financeira, com foco no que realmente interessa às empresas: perpetuação do crescimento lucrativo..
(*) – Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com especialização em Finanças pelo Insper, é consultor de gestão da Inside Business Design (www.insidebd.com).