223 views 4 mins

Melhor prevenir do que remediar

em Opinião
terça-feira, 04 de abril de 2023

Felipe Nascimento (*)

Imagine se a Biblioteca de Alexandria tivesse feito uma cópia de todos os seus documentos e tivesse guardados eles a sete chaves em uma cidade vizinha.

Os cientistas e os historiadores de hoje teriam um tesouro insubstituível de conhecimento para se apoiarem. Agora, não é para se temer — pelo menos não é mais incomum — que o servidor das empresas atuais ou armazenamento da nuvem iria queimar em chamas.

Porém, um ataque cibernético causado por um ransomware, um deslise imprevisto por um descuido de um funcionário ou por conta de um erro em um software, são verdadeiros perigos para os dados armazenados digitalmente. E o impacto da empresa afetada seria tão devastador quanto a fatídica destruição da lendária biblioteca.

. Manter a continuidade das operações do dia a dia – De acordo com o relatório do EconoTimes, cerca de 140.000 discos rígidos são comprometidos diariamente. Além disso, apenas 20% das empresas garantem a segurança de seus dados com um backup.

O exemplo do fabricante alemão de cozinhas, Rational Einbauküchen Solutions mostra o quão devastador pode ser uma perda de dados e o quão trivial as razões para isso podem ser. Uma falha de energia danificou os servidores da empresa, o que levou a uma perda irreversível de dados e, subsequentemente, à insolvência da empresa.

Isto torna ainda mais importante a proteção dos seus bens digitais contra falhas. Ao contrário dos objetos físicos, é fácil fazer uma cópia dos ativos digitais. Se possível, esta deve ser mantida separada dos dados originais e protegida de modo a que qualquer ataque cibernético não se possa espalhar para a cópia de segurança. Outro aspecto da proteção de dados por meio de cópia de segurança é assegurar que a cópia de segurança seja mantida o mais atualizada possível.

Isto significa manter uma rotina regular em que os dados recentemente produzidos são implementados na cópia de segurança e guardados para o futuro. Quanto mais atual for o estado dos dados da cópia de segurança, menos problemático será retomar as operações regulares após um incidente.

. O seguro é mais barato do que uma perda total – A manutenção permanente de uma cópia de segurança extensa e sempre atualizada está, naturalmente, associada a custos. Mas, semelhante a uma apólice de seguro, esta despesa financeira adicional é desproporcional em relação às consequências devastadoras de um fracasso total.
Também é importante não se deixar embalar pela certeza fatal de que se é sempre cuidadoso e que ainda não se teve de lidar com um incidente digital. Porque quando se trata de ciberataques, a questão não é se, mas quando.

. Mais vale prevenir do que remediar – Tal como o seguro contra incêndios, um backup de dados faz parte de todas as carteiras de segurança de empresas geridas de forma responsável.

Se o pior acontecer um dia e os dados desaparecerem de repente, pode descansar muito mais facilmente se tiver uma cópia de segurança na manga. Os antigos bibliotecários de Alexandria teriam ficado contentes por ter uma.

(*) – Graduado em Ciências da Computação, com mestrado em Administração e Finanças, é diretor de Engenharia de Soluções da Tanium na América Latina (https://www.tanium.com/).