Luciana Gatto (*)
Crescer globalmente exige um planejamento cuidadoso por parte das organizações, além de competências e habilidades que vão além da expertise de gerir o negócio em território nacional.
Diante desse contexto, para obter êxito no projeto de internacionalização, as empresas precisam lidar com questões políticas do país de destino, assuntos burocráticos – como leis e taxas de câmbio locais, diferentes públicos e culturas, barreiras logísticas, entre tantos outros desafios.
Mesmo assim, no Brasil, cada vez mais as empresas têm ampliado seu negócio para o mercado internacional, passando a atuar em diferentes países. Para se ter um parâmetro, de acordo com a pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, de 2023, desenvolvida pela Fundação Dom Cabral (que contou com um total de 237 empresas brasileiras que atuam em outros países), os principais destinos para internacionalização são: Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal e Colômbia.
A fim de definir uma estratégia efetiva de internacionalização, alguns pontos são fundamentais e devem ser levados em consideração pelos empreendedores que desejam expandir seus negócios. Sem dúvidas, um dos principais é a definição de alianças e parcerias estratégicas.
Bons parceiros impulsionam o negócio
Ao definir um plano de expansão da empresa para outro país, formar parcerias estratégicas será um fator-chave para o sucesso desse projeto. Afinal, a partir dessas alianças com organizações locais e estabelecidas no mercado, a entrada do negócio na região será mais fácil e assertiva. Essas parcerias serão importantes, inclusive, no fornecimento de recursos, conhecimentos locais sobre o nicho do negócio e seu público consumidor.
Isso impactará, ainda, no processo de exportação dos produtos/ serviços da empresa. Levando em consideração que esse é um dos métodos mais tradicionais de ingressar em mercados internacionais, firmar alianças sólidas e estratégicas ajudará a vender os produtos e serviços de forma mais direcionada, alcançando efetivamente o público-alvo da empresa.
Marketing e estratégias digitais
Assim como no Brasil, estar presente em todos os canais de comunicação também se torna imprescindível no exterior. Nesse sentido, é preciso estudar todas as estratégias de marketing digital no país de destino, estar por dentro das tendências e, sobretudo, investir em plataformas, publicidade online e marketing, a fim de estruturar ações, mapear públicos alvo, alavancar o alcance da marca e aumentar sua visibilidade globalmente.
O uso da IA pode ser um grande aliado nas estratégias de marketing digital, por exemplo. Por meio dessa tecnologia, é possível investir em áreas como chatbots, análise preditiva, criação de conteúdo e tecnologia de reconhecimento de imagem, pesquisa por voz e assim por diante.
Além disso, nos casos em que isso é possível, o investimento no comércio eletrônico impulsionará a empresa na venda de seus produtos/serviços, estabelecendo uma comunicação direta com seu consumidor.
Adaptação do produto/serviço
Por fim, não basta apenas definir ações que facilitem a comunicação com o cliente, é preciso adaptar seu produto ou serviço para que ele realmente faça sentido para aquele local, atendendo às necessidades específicas do mercado em que está sendo inserido. Nesse processo, analisar diferenças culturais, regulatórias e de preferência dos consumidores será determinante para o sucesso da estratégia.
Para tanto, um pontapé inicial pode ser a realização de pesquisas de mercado, analisando criteriosamente a viabilidade do seu negócio e o potencial de sucesso no mercado em que deseja se inserir. É preciso levar em conta também fatores como concorrência, demandas do mercado e condições econômicas da empresa e do país de destino.
Existem, ainda, diversos outros fatores a serem considerados ao internacionalizar o negócio. Por exemplo, existem programas, pagos e gratuitos, que apoiam a internacionalização de empresas e que preparam os empreendedores para os mais variados desafios de internacionalização.
Por fim, é importante ter em mente que, ao definir uma estratégia, executá-la com diligência e planejamento cuidadoso, é possível maximizar as chances de sucesso na expansão global da empresa.
(*) Analista responsável pelo Startup OutReach Brasil na Apex. É graduada em Relações Internacionais, Mestre em Educação, e especializações adicionais em Gestão da Inovação, Comércio Exterior e Tecnologias na Educação.