Roberto Vilela (*)
Uma verdadeira mudança de hábitos parece ter invadido o universo virtual.
O isolamento social que estamos enfrentando, associado ao volume de ferramentas tecnológicas para conectar pessoas, ideias e informações, vem proporcionando o surgimento de novos fenômenos. E não são apenas as redes sociais mais utilizadas – com certeza você deve ter assistido diversas lives nelas – mas também soluções corporativas estão se disseminando. Surgiram, inclusive, versões gratuitas disponibilizadas estrategicamente por diversas companhias para gerar tráfego, hábitos e também minimizar os impactos nos negócios.
Entretanto, com este arsenal de recursos, uma boa dose de atitude e vontade de protagonismo, estão emergindo inúmeros disseminadores de informações, orientações e verdades absolutas. Aliás, nossas redes sociais e e-mails estão sendo diariamente bombardeados com conteúdos, gráficos, pesquisas, vídeos e convites para webinares e lives.
Em pouco mais de um mês, uma verdadeira mudança de hábitos parece ter invadido o universo virtual. Quem dificilmente aparecia ou valorizava estas oportunidades de conexão, agora é presença constante e passou a ter uma intensa vida digital. Estou surpreso com empresários, empreendedores e profissionais que outrora se demonstravam inacessíveis, distantes e até mesmo resistentes ao contato com o público e mercado, mas neste momento, resolveram vir para o front.
Não tenho dúvidas de que este movimento é mais positivo do que negativo e que mostrar a cara para o mercado e expor as suas ideias é muito importante e marcante para colaboradores, clientes e sociedade. Mas é impossível não perceber um sinal de alerta nesse “novo normal”. É preocupante e desafiador lidar com o excesso de informações sem base, sem fonte e que de maneira irresponsável circulam diariamente. Muitas destas informações potencializam o medo, geram desespero e angústia para as pessoas.
Discursos inflamados potencializam a crise e criam ainda mais instabilidade em equipes de profissionais já assustadas o suficiente com a situação que vivem diariamente. Nesse momento de incertezas, de uma nova realidade e de apreensão, rever alguns hábitos é primordial. É preciso pensar – e bem! – antes de compartilhar algum conteúdo e, acima de tudo, certificar-se da fonte que gerou a informação.
Não vale disseminar ainda mais o medo, a incerteza e a angústia. Tenho a convicção de que não ter informações assusta, mas quando ela é excessiva e ainda sem muita base, certamente atrapalha ainda mais. Precisamos ser prudentes, entender se realmente é estrategicamente interessante e importante compartilhar um vídeo, live, webinar, publicamente. Em muitos casos, direcionar a informação para um público-alvo específico (seus colaboradores, seus clientes, seu time de vendas) é muito mais eficiente.
Antes de abraçar esse universo virtual de possibilidades, vale a reflexão: será que realmente o que estou querendo falar interessa a este público? Caso entenda que deva comunicar, disponibilizar e compartilhar algum conteúdo, faça isto de maneira ordenada:
• Tenha um planejamento cuidadoso
• Elabore uma estratégia para que a sua mensagem tenha relevância, consistência e faça a diferença no meio de tantos conteúdos disponíveis
• Procure ser prático e objetivo
• Ajuste a linguagem com o público-alvo
• Evite excessos e, principalmente, vaidade e o deslumbramento com a oportunidade de falar em público
• Seja autêntico e fiel aos seus princípios éticos e profissionais
Jamais esqueça que a crise e a pandemia passam, mas uma imagem arranhada nos momentos de empolgação e falta de discernimento, pode demorar para recuperar, ou jamais voltar a ser o que era antes.
(*) – Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, realiza palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros ‘Em Busca do Ritmo Perfeito’ e ‘Caçador de Negócios’ (www.orobertovilela.com.br).