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Como melhorar a comunicação entre empresa e colaboradores

em Opinião
sexta-feira, 06 de março de 2020

André Franco (*)

Uma boa comunicação dentro de uma empresa é essencial para um ambiente menos estressante e mais harmônico.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Dynamic Signal, cerca de 80% de seus colaboradores que participaram do levantamento, disseram que a ausência de comunicação acarreta em um ambiente estressante de trabalho. E como exemplo disso, podemos perceber o alto índice de pessoas com problemas psicológicos e o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho como a Síndrome de Burnout, identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente.

Por isso, empresas que desejam se manter atualizadas precisam investir no serviço de comunicação interna para ontem. Mesmo porque, essa nova geração que tem chegado ao mercado de trabalho – conhecida como geração Z – não vai querer trabalhar em um local sem propósito. Mas você deve estar se perguntando o motivo da comunicação interna bem feita ser tão importante para as corporações.

Um líder, dependendo do tamanho da empresa, nem sempre vai ter acesso a todos os colaboradores e isso pode criar uma distância e um sentimento de falta de significância e pertencimento para os colaboradores. E quando falamos dessa geração atual, precisamos lembrar que são jovens que gostam de ser ouvidos e querem ajudar em tomadas de decisões, notando sua relevância na organização, além de estarem informados sobre o que acontece na companhia, e não apenas nos seus silos.

Nas empresas que não possuem canais modernos de comunicação ponta-a-ponta, o contato entre a liderança e os colaboradores operacionais, normalmente, acontece via ‘cascateamento de informação’, o que facilita o famoso telefone sem fio, alimentando ainda mais a “rádio-corredor”.

Para lidar com a nova geração é preciso adaptar-se à forma que ela tem maior propensão de consumir informação e se engajar. Assim, o uso de tecnologia e formatos que se assemelham com redes sociais – que são muito usadas pelos jovens no Brasil – podem ser um ganha-ganha, pois além de atrair colaboradores, geram métricas de alcance, absorção e engajamento para os gestores.

Isso porque, é um local criado apenas para essa comunicação da empresa, com uma linguagem mais informal, para chegar em colaboradores de todos os cargos. Nela é possível criar diálogos, informar novidades e até identificar quem são os influenciadores da sua equipe.

Com esse canal mais claro e mais efetivo do que comunicados em cartazes ou e-mails – que muitas vezes são ignorados pelos colaboradores – é possível que o setor de recursos humanos também comunique para todos os benefícios que a empresa lhes proporciona, pois muitos colaboradores nem sabem os benefícios que podem ter.

Dessa forma, colaboradores alinhados com o propósito e engajados tornam-se embaixadores da marca, ou seja, falam bem da empresa para as pessoas externas pelos simples fato de sentir orgulho de pertencerem àquela equipe, impactando positivamente na reputação da empresa e, consequentemente, nos resultados do negócio. O mesmo podemos dizer sobre o aumento da lucratividade das empresas que têm colaboradores engajados.

Um estudo do Gallup Institute de 2017 afirma que empresas cujos colaboradores são engajados tem 21% maior rentabilidade e seus colaboradores são 17% mais produtivos do que em empresas com baixos índices de engajamento. Além disso, não basta apenas implementar boas campanhas de comunicação e se esquecer do fato de que é preciso mensurar sua eficácia.

Canais modernos proporcionam desde métricas de alcance da comunicação até o índice de absorção de campanhas internas em cada setor e localidade da empresa, em tempo real, possibilitando aos gestores identificarem falhas de comunicação e atuarem com agilidade. O resultado da melhoria de comunicação tem impacto direto no negócio, reduzindo turnover e aumentando a produtividade dos colaboradores.

Se você é um gestor de comunicação interna ou de pessoas, vai querer se atualizar ou ficar para trás das tendências de comunicação internas atuais?

(*) – É CEO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma ferramenta online para melhorar a comunicação e engajamento dentro das empresas (https://www.dialog.ci/).