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Como expandir os negócios do mundo físico para o online

em Opinião
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

José Carlos Vianna (*)

Todo início de ano é cheio de promessas e sonhos e iniciar ou expandir o próprio negócio é algo que está sempre no topo da lista de milhares de brasileiros.

Obviamente, a internet é um campo muito fértil para isso, dado o seu grande poder de alcance e constante crescimento. O comércio eletrônico, por exemplo, cresceu cerca de 15% em 2018 e atingiu faturamento de aproximadamente R$ 69 bilhões, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Mas, muita gente não sabe como começar e qual direção tomar, seja quem já tem um negócio no mundo físico e quer expandir ou ainda quem vai começar do zero.

Uma pesquisa feita pelo Sebrae em 2018 apontou os segmentos mais promissores do momento: alimentos e bebidas; vestuário e calçados; saúde, como atividades de condicionamento físico, por exemplo; educação infantil e de esportes; serviços de beleza, construção e manutenção doméstica; transporte; entregas; comunicação multimídia; vendas; tecnologia; informática e entretenimento. A variedade de setores para a atuação permite que você escolha algo que se identifique e que tenha mais facilidade para iniciar o seu negócio. Mas, como?

O uso das redes sociais é poderosíssimo para divulgar os seus serviços e estabelecer um bom relacionamento com o seu público. Cada vez mais, os consumidores desejam receber um atendimento personalizado e diferenciais na hora de comprar ou contratar um serviço. Se você produz e vende alimentos congelados na sua vizinhança ou oferece serviços na área da beleza, talvez seja a hora de usar o poder das mídias para divulgar mais o seu negócio e conquistar novos clientes.

Há quem utilize as redes sociais para comercializar produtos e serviços e isso tem sido uma boa saída para quem quer começar e ainda não tem a estrutura adequada. Outra opção é utilizar aplicativos consolidados no mercado para aumentar o alcance das vendas e oferta de serviços. Aplicativos de pedidos online, por exemplo, podem alavancar o seu negócio, além de oferecem melhor estrutura no ambiente online.

Os marketplaces, que são pequenas lojas online integradas aos players de mercado, também têm sido uma grande tendência e uma poderosa fonte para obter ou aumentar os ganhos. Existem soluções que, inclusive, separam automaticamente os percentuais de venda para cada agente envolvido na transação, o que facilita imensamente a administração do negócio. As possibilidades são inúmeras. Para não errar, fique atento a três pontos fundamentais para comercializar produtos e serviços pela internet: segurança, opções de pagamento e entrega.

Parece óbvio, mas há quem negligencie isso e coloque a perder tudo o que foi trabalhado e conquistado. Se o consumidor não sentir que seu negócio garante segurança adequada de seus dados, oferece o meio de pagamento que ele dispõe ou ainda que não assegura a entrega no prazo estipulado, ele vai preferir comprar em outra loja, mesmo que o produto esteja mais caro no concorrente. Afinal, ninguém abre mão de conforto e tranquilidade para adquirir um produto e serviço. Pode parecer cruel, mas é a realidade do mercado.

Por isso, procure oferecer a maior quantidade possível de opções de pagamento e contrate empresas que garantam total segurança nas transações, com certificados internacionais e ambiente robusto, que também assegure que a sua loja estará sempre disponível para o acesso do cliente. Lentidão na rede também não tem vez!

Por fim, mantenha sempre o estoque organizado e atualizado para não correr o risco de vender um produto esgotado.

Se você trabalha com prestação de serviços, o mesmo vale para o agendamento das atividades. Hoje em dia, há inúmeras oportunidades de empreender ou aumentar o negócio, mesmo investindo pouco. O diferencial é ter criatividade, perseverança e a missão de que um atendimento de qualidade, que atenda todas as necessidades do cliente, é o item fundamental para o sucesso.

(*) – Bacharel em Economia pela Universidade Paulista, pós-graduado em Finanças pelo Ibmec e mestre em Administração de Negócios pela Fundação Dom Cabral, é diretor geral da Braspag (www.braspag.com.br).