Artigos
abril 06, 2023
211 views 6 mins 0

RCS: por que o sistema de mensageria do Google incomoda a Apple?

Igor Castro (*) Os sistemas de mensageria evoluem a passos rápidos a cada ano. Novas plataformas e canais de comunicação instantâneos ganham cada vez mais aderência no mercado, enriquecendo a experiência do usuário e sua relação com suas marcas prediletas. Os benefícios de adotá-los nas estratégias de crescimento são inegáveis – mas, nem todas as […]

Artigos
abril 06, 2023
169 views 5 mins 0

O gás para os descartados

Wagner Balera (*) O principal item de consumo da família, quase um complemento da casa, é o fogão a gás. Se você toma conhecimento de que uma pessoa de baixa renda vai casar é porque, com certeza, ela conseguiu comprar o fogão. Aí começa a se delinear o problema do custo do gás. O encarte […]

Artigos
abril 05, 2023
201 views 5 mins 0

A diferença entre OKR x Meta x Indicadores de Produtividade (KPI)

Rafael Bueno (*) Os resultados associados ao trabalho dos conceitos de OKR, Metas e Indicadores de Produtividade (KPIs) são muito interessantes para as empresas. Contudo, antes de colocar em prática, é preciso entender estes conceitos e como é o trabalho desenvolvido com cada um deles. Cada um desses conceitos está associado a uma prática, portanto […]

Artigos
abril 05, 2023
126 views 4 mins 0

A educação transforma realidades ao inspirar protagonismo

João Silva (*) Já sabemos que o futuro dos negócios depende de novos modelos baseados em informação. As gerações de clientes nativos digitais conversam diretamente com a capacidade do empreendedor de dar respostas personalizadas, inovadoras e ativas. Além da transformação de mentalidade, o movimento é puxado pela digitalização crescente da sociedade, que exige ofertas no […]

Artigos
abril 04, 2023
154 views 4 mins 0

Licenciamento esportivo: o interesse das marcas no Brasil

Bruno Koerich (*) Para clubes e instituições esportivas, a marca é um objeto de valor inestimável para a construção de uma identidade com o público-alvo, além do aumento de novas receitas. Se, para marcas consolidadas, não há como negar o potencial ligado a iniciativas comerciais, o grande desafio recai em como traduzir todo esse prestígio […]

Artigos
abril 04, 2023
136 views 3 mins 0

O metaverso é “real” quando se trata do mercado de fidelidade?

Paulo Curro (*) Premiar clientes por completarem jornadas em uma realidade virtual, com símbolos eletrônicos únicos, armazenados em um banco de dados avançado e imutável. Essa é sequência que parece um pouco longe do usual, quase no campo da ficção científica. Mas, programas de fidelidade que utilizam essas ferramentas — metaverso, NFTs e blockchain –, […]

Artigos
abril 03, 2023
122 views 6 mins 0

Bloqueio ao ChatGPT na Itália revela temor ligado à proteção de dados

Marco Zorzi (*) A Autoridade italiana de privacidade (GDPD) trouxe uma medida provisória de restrição, com efeito imediato, após um incidente de segurança ocorrido na empresa OpenAI (proprietária da plataforma ChatGPT) em 20 de março de 2023, que expôs parcialmente as conversas e alguns dados pessoais dos usuários italianos, incluindo endereços de e-mail e os […]

Artigos
abril 03, 2023
133 views 6 mins 0

As boas práticas do Franchising como fundamentos para o sucesso

Sylvia de Moraes Barros (*) O Franchising rompeu, em 2022, a barreira de R$ 200 bilhões em faturamento, com mais de 3 mil marcas e 184 mil unidades no Brasil. Neste momento em que o crescimento do setor e a expansão de redes estão tão em evidência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) traz luz […]

Artigos
março 31, 2023
134 views 5 mins 0

O que leva uma empresa a ser processada pela ANPD?

Lucélia Marcondes (*) A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou, no último dia 23, a lista das oito primeiras instituições contra as quais foram instaurados processos administrativos sancionadores. Os processos foram estabelecidos para investigar condutas que afrontaram as regras de proteção de dados, dispostas na LGPD. A ausência de medidas de segurança (21% […]

Artigos
março 31, 2023
132 views 4 mins 0

Inteligência Artificial para negócios: impactos e tendências

Leonardo Ikeda (*) A aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos negócios tem se tornado um tema recorrente no mundo empresarial nos últimos tempos. Isso porque a tecnologia tem sido utilizada não apenas por grandes empresas, mas também pelas pequenas e médias. Se antes este assunto era considerado futurista demais ou muito distante da nossa realidade, […]