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Viagens corporativas retomam com força, mas com novos hábitos

em Negócios
sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Se antes da pandemia era normal que as empresas planejassem a viagem dos seus funcionários, em média com 12 dias de antecedência, agora o brasileiro tem tomado as suas decisões em cima da hora, como apontam os dados da Onfly, travel tech de Minas Gerais. De acordo com Marcelo Linhares, CEO da startup, depois de uma crise de incertezas, esperar para decidir se tornou a própria decisão em si.

A procura por viagens de última hora cresceu. As pessoas perceberam que há muitas incertezas em relação aos destinos e aos compromissos, logo estão preferindo reservar as viagens em cima da hora, para evitar problemas com remarcações e cancelamentos.

Se até março de 2020 as viagens a trabalho aconteciam com maior antecedência, o novo hábito é comprar em cima da hora. Metade das reservas de hotéis ou é feita um dia antes ou é no mesmo dia. “Antes esse prazo era de dez dias, no mínimo”, comenta Linhares.

Outro dado interessante da travel tech é que houve uma diminuição considerável do número de viagens curtinhas – o conhecido “bate-volta”. Outrora, a Onfly registrava, em média, 4% das viagens mensais com ida e volta no mesmo dia. Um ano e meio depois, o bate-volta, definitivamente, acabou.

“Ninguém mais faz viagem de manhã para voltar à noite. Esse modelo de viagem findou porque as empresas viram que é ineficiente, e isso ficou bem claro com as plataformas de reuniões como o Zoom e o Microsoft Teams, por exemplo”. É provável, que no “novo normal”, as pessoas otimizem mais as viagens, em paralelo com o tempo, optando por permanecer no destino a semana toda ou pelo menos dois, três dias. Isto deve ser uma herança da Covid nas viagens a trabalho”.

O aumento de pessoas vacinadas e o retorno ainda lento das feiras corporativas, convenções e congressos em muitas localidades fazem com que o setor de viagens corporativas seja impulsionado. “Sem dúvida, a abertura de eventos presenciais potencializa ainda mais o consumo de viagens e teremos mais novidades para os próximos meses”, finaliza Marcelo Linhares. – Fonte e outras informações: (www.onfly.com.br).