A Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – apresentou o balanço do primeiro trimestre, onde mostra que o volume de pagamentos com cartões cresceu 11,4% em relação ao ano passado, o que representa um volume total de R$ 965 bilhões em transações.
O uso do cartão de crédito, em específico, teve maior destaque, um crescimento de 14,4%, registrando R$635,2 bilhões. De acordo com Renata Watanabe, diretora executiva de Risco da DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito, esta é uma oportunidade para lojistas alavancarem ainda mais suas vendas.
“Todos os segmentos do varejo podem se beneficiar dessa tendência do uso de crédito, que propicia facilidades de pagamento com opções especiais de parcelamento. Uma sugestão de estratégia é facilitar a compra dos itens mais caros do que aqueles que podem ser pagos à vista ou então aumentar a diversidade do carrinho de compras. O setor de serviços pode fazer o mesmo a fim de atrair clientes”, opina a executiva.
A pesquisa da Abecs aponta que o cartão de débito ficou em segundo lugar na preferência dos brasileiros, movimentando R$241,2 bilhões (-0,4%), enquanto o cartão pré-pago somou R$88,5 bilhões (+27,9%). Para Renata, o avanço na utilização do crédito no primeiro trimestre de 2024 se deve a fatores macroeconômicos e tecnológicos.
“O primeiro é a redução moderada da taxa Selic, que se estabilizou no patamar próximo de 10%; o segundo é a digitalização que possibilita maior agilidade e simplificação na oferta do crédito; por último, o crescimento da população ocupada, que agora tem maior poder de compra”, explica. As instituições, contudo, devem estar atentas para uma boa gestão de risco.
“A oferta excessiva de crédito pode gerar uma bola de neve de inadimplência. Por isso é necessária a utilização de estratégias de inteligência, como desenvolvimento de modelos customizados para o público alvo das instituições, implementação de testes para maximização do risco/receita, utilizar de forma eficaz a infinidade de dados disponíveis e eficiência no cadastro, para melhor localização dos clientes em caso de cobrança”, afirma Renata.
Levantamentos internos da DM corroboram a tendência de crescimento do uso do crédito apontado pela pesquisa da Abecs. “Tivemos o aumento de 14,5% de vendas em comparação ao ano anterior no mesmo período, e o volume de vendas do primeiro trimestre de 2024 representou 26,4% do valor total do ano de 2023. Isso se justifica pelo aumento da quantidade de contas comprando e também pelo aumento do ticket médio”, pontua a executiva.
A gestão de crédito exige um trabalho muito atento para oferecer aos clientes recursos suficientes para a aquisição dos itens que deseja, sem estimulá-los a fazer compromissos financeiros que não poderão cumprir. – Fonte e mais informações: (https://www.dmcard.com.br).