Com smartphones e tablets chegando com força no mercado, os desenvolvedores de softwares ganharam, com os aplicativos, um mercado robusto para trabalhar. Os apps se tornaram tão corriqueiros no cotidiano das pessoas, que diversas empresas optaram pelo desenvolvimento de uma solução mobile que os aproxime de seus clientes e parceiros.
Hoje, encontrar aplicativos de bancos ou instituições financeiras, redes de supermercado, escolas e universidades, lojas, convênios médicos e até mesmo serviços públicos tornou-se algo comum. De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, a busca por tecnologias mais acessíveis e modernas cresce cada vez mais. Nesse contexto, um app pode trazer uma série de vantagens.
“O primeiro ponto é a capacidade de aumentar a margem de lucro de um negócio. Vender através de marketplaces, por exemplo, é uma boa estratégia para reduzir o custo de aquisição e fazer as primeiras vendas. Mas apenas com um canal próprio será possível garantir as melhores margens de lucro, pois não trará a obrigação de pagar uma comissão sobre cada venda”, relata.
Segundo um estudo realizado pela Delivery Much em 2020, aproximadamente 94% dos brasileiros preferem fazer pedidos de comida em apps de delivery ao invés de fazer ligações, algo que era comum há alguns anos. Aplicativos como o iFood e o Rappi foram determinantes para dominar esse segmento, mostrando-se mais eficientes que entregas por telefone. “Um app surge como um diferencial de mercado, não apenas no delivery, mas em qualquer segmento”, declara o CEO da Alphacode.
Aplicativos também têm a capacidade de fidelizar os consumidores e consolidar uma marca no mercado. “O desenvolvimento de um app próprio é o melhor caminho para construir o seu programa de fidelidade. Com as notificações push, por exemplo, é possível aumentar o número de recompras por parte dos clientes.
Estudos apontam um aumento de mais de 30% nas compras de consumidores fidelizados através de aplicativos próprios. Isso porque o comprador sabe que não é qualquer empresa que tem um aplicativo próprio, por isso ele coloca aquelas marcas que disponibilizam essa solução em uma prateleira mais elevada”, pontua Rafael Franco.
É comum que os consumidores mantenham em seus dispositivos apps daquelas marcas que eles mantém um relacionamento mais próximo. Com isso, a empresa pode criar um ecossistema que vai se relacionar com o cliente em diversos momentos da sua jornada. “Isso abre uma oportunidade para que sejam construídos produtos e serviços disruptivos, aumentando o retorno do mesmo cliente a longo prazo.
Assim, será possível trabalhar com um público-alvo específico, apresentando promoções que podem aumentar consideravelmente o volume de vendas pelo aplicativo”, finaliza o desenvolvedor. – Fonte e mais informações, acesse: (https://site.alphacode.com.br/).