Muito além das dancinhas e entretenimentos, o uso de vídeos como ferramenta de divulgação e gestão por parte de executivos de empresas veio para ficar. O recurso é um canal de apoio à liderança e tem se mostrado potente para esses profissionais compartilharem ações, estratégias, tendências para seus ecossistemas corporativos em redes sociais, sites etc.
“Os vídeos têm mais taxa de engajamento e são importantes para vender produtos e serviços e até mesmo se apresentar. É cada vez mais frequente a solicitação de vídeos em processo de recrutamento e seleção para avaliar a habilidade do candidato frente às câmeras.
Porém, o recurso tem exigido novas competências dos profissionais. É preciso saber dominar a câmera, além de construir conteúdos cada vez mais interessantes”, destaca a especialista em Comunicação Corporativa, Juliana Algodoal, PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho. O temor de gravar um vídeo é semelhante ao de falar em público.
Ainda se adiciona a isso o fato de temer o julgamento sobre a desenvoltura do interlocutor e sobre a mensagem que está sendo passada. Ela ainda aponta algumas dicas para uma boa performance na gravação de vídeos com mensagens corporativas. São elas:
- – Foco na mensagem – organize um roteiro do conteúdo, priorizando as mensagens chaves, de forma clara e consistente;
- – Olha quem está falando – devemos entender quem é o nosso público, nossa audiência e qual o tempo e a linguagem ideal para transmitir a mensagem;
- – Com que voz eu vou? – é importante usar o tom e a voz adequada à mensagem que se quer transmitir. Para expressar alegria, a voz mais aguda, reforçada pelo sorriso no rosto. Para informações de atenção: deixar a expressão facial mais estável, de forma que transmita segurança, e o tom de voz mais neutro.
Para informações triste, falar com tom de voz mais grave, com aberturas menores da boca e com frases mais curtas e claras. Para mensagens de urgência: usar a velocidade de fala e a voz em tom mais acelerado; para incentivar a reflexão, diminuir a velocidade de fala. Para uma comunicação mais humanizada, expressividade vocal variada, abre e fecha mais a boca mais vezes, usa gestos para dar apoio à fala. - – Perguntas e respostas – se o vídeo tiver formato de entrevista, prefira responder as perguntas de forma clara e assertiva, evitando termos técnicos e sempre dando espaço para que outras perguntas sejam feitas;
- – Voz saudável – lembre, sua voz é fundamental para transmitir as informações. Ela tem que estar saudável, limpa. Precisa mostrar que é um ser humano falando e não um robô.
É preciso considerar essa nova habilidade e buscar aprimorar as técnicas de voz para alcançar, principalmente, objetividade na construção do discurso, passar a mensagem de forma adequada ao público-alvo e planejar e organizar a fala no tom correto de emoção na hora de gravar um vídeo. – Fonte e outras informações, acesse: (https://linguagemdireta.com.br/).