Osmar Gomes (*)
O varejo brasileiro tem uma grande expectativa em relação à próxima Black Friday. A empresa de soluções de inteligência Neotrust está projetando um aumento de 12,6% nas vendas, em comparação com 2022. Além disso, os estabelecimentos também esperam um crescimento no tíquete médio.
Para proporcionar as melhores experiências de compra, a tecnologia se torna cada vez mais aliada do varejo e dos consumidores. De fato, a Black Friday se tornou uma experiência digital e as aplicações e soluções desempenham papel crucial para o sucesso das empresas durante este período.
O que pode ser melhorado para uma temporada bem-sucedida na Black Friday? Abaixo, um check-list para que as empresas possam tirar o máximo de proveito e incrementar as vendas:
- Websites e aplicativos: devem estar bem projetados para tornar a navegação e a compra mais fáceis. Também precisam se manter no ar e com uma boa velocidade de navegação, para que não haja comprometimento da experiência do cliente. Uma boa sugestão é optar por plataformas escaláveis e em nuvem, que possam ser programadas para receber maior tráfego em datas importantes para o comércio, como a Black Friday.
Uma estratégia interessante é garantir que a experiência de compra seja uniforme em todos os canais (loja física, sites, aplicativos etc.). Isso garante que os clientes sejam beneficiados seja qual for a escolha de acesso aos produtos disponíveis. - Segurança: o período de vendas de novembro traz muitas oportunidades de golpes e falhas de segurança. Os varejistas precisam estar ainda mais preocupados com a segurança dos dados de seus clientes, já que esta também é uma responsabilidade das empresas. Para isso, uma dica valiosa é utilizar certificados SSL, otimizar as medidas de segurança contra ataques e sempre manter os softwares atualizados em todos os dispositivos. A cultura de segurança deve estar madura, de forma que todos os colaboradores tenham cuidado redobrado com o que acessam e em quais links clicam.
Também é fundamental manter-se nas normas da Lei Geral de Proteção de Dados e tratar as informações dos clientes de forma ética e cuidadosa. Dessa forma, ambos só têm a ganhar. - Personalização: plataformas digitais permitem que as empresas personalizem ofertas e recomendações com base no histórico de busca e compras, o que torna as promoções mais eficazes e a experiência de compra bem-sucedida. Muitos clientes esperam por ofertas de produtos que desejam comprar e conduzi-los a uma gama de itens que estejam aliados às suas expectativas é fundamental para conquistar a venda, em um ambiente profundamente competitivo. Algoritmos de recomendação também são uma boa ferramenta para sugestão de produtos relacionados às compras já realizadas pelos clientes. Esta tática pode incentivar novas compras.
- Programas de fidelidade: é uma boa ideia oferecer recompensas e descontos exclusivos aos clientes que estão inscritos em programas de fidelidade, além de incentivar novos consumidores a se cadastrar nos mesmos. Dessa forma, a empresa pode incentivar novas compras em outros momentos do ano.
Após o evento da Black Friday, o trabalho de personalização e fidelidade devem continuar. Muitos clientes apreciam a conexão com suas marcas favoritas por intermédio de emails de acompanhamento e sugestões de produtos relacionados ao seu perfil de consumo.
Com essas etapas em mente, a experiência da Black Friday se tornará mais bem sucedida e rentável. Lembre-se que, além do aumento nas vendas, esta época do ano é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes.
(*) Diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da E-Deploy