178 views 3 mins

Sesc Mesa Brasil e Global FoodBanking Network promovem debate sobre combate à fome e ao desperdício de alimentos

em Negócios
quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Evento reúne poder público, pesquisadores e especialistas, e apresenta pesquisa feita por GFN e Harvard Law School sobre políticas públicas para doação de alimentos. Ação também marca o início das celebrações dos 30 anos do Sesc Mesa Brasil.

O Sesc e The Global FoodBanking Network (GFN) realizam, em 6 de agosto, o Seminário Internacional “Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil”. O evento faz parte das celebrações dos 30 anos do Sesc Mesa Brasil, maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, e reúne pesquisadores nacionais e internacionais, e representantes do poder público e da iniciativa privada, para debater desafios da insegurança alimentar. Na ocasião, será apresentado o Atlas Global de Política de Doação de Alimentos, pesquisa de GFN e Harvard Law School, realizada por meio de uma parceria com o Sesc, que analisa leis e políticas que afetam a doação de alimentos em todo o mundo, com recomendações para fortalecer estruturas e adotar novas medidas que estimulem o reaproveitamento de alimentos e o combate à fome. As inscrições, abertas para participação popular no último dia 25, já se encerraram.

O Seminário irá tratar de temas que poderão apontar novos caminhos no combate à fome e ao desperdício, como: sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis; a política de doação de alimentos; a conexão entre obesidade, desnutrição e mudanças climáticas; e o papel da colheita urbana e dos bancos de alimentos para a promoção de uma alimentação mais saudável.

Aproximadamente 61,3 milhões de brasileiros, o que significa mais de um quarto da população, sofrem de insegurança alimentar. Anualmente, o Brasil perde ou desperdiça 42% do seu abastecimento alimentar. Grande parte desse desperdício inclui alimentos nutritivos e seguros para consumo, que poderiam ser aproveitados, inclusive por meio de programas como o Sesc Mesa Brasil. O desperdício de alimentos também é prejudicial ao meio ambiente, sendo um fator responsável por cerca de 8% a 10% das emissões de gases do efeito de estufa (www.sesc.com.br/).