Edson Andrade (*) e Leonardo Oliveira (**)
O mundo do trabalho mudou significativamente, especialmente após a pandemia e os tempos de incerteza econômica, que aceleraram o trabalho remoto e híbrido para empresas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Até o final deste ano, o Gartner prevê que 39% dos colaboradores globais trabalharão de forma híbrida, um aumento de 37% em relação a 2022, e que 9% deles trabalharão totalmente remotos. Estes acontecimentos contribuíram para a forma como trabalhamos atualmente, com empresas e pessoas buscando novas formas de transitar nesse ambiente. Desde o anywhere office – tradução literal do inglês para escritório em qualquer lugar –, no escritório e até no formato híbrido, como podemos colaborar de maneira eficaz e aumentar a produtividade?
A monday.com realizou um levantamento global, em parceria com a RepData LLC, entre 4.000 trabalhadores em todo o mundo para entender melhor a relação da força de trabalho com a produtividade e analisar a importância da tecnologia na busca pela produtividade. Os resultados do estudo indicam que muitos funcionários sentem que não têm os software de que precisam para ter sucesso. Além disso, valorizam o uso de tecnologias consolidadas e fluxos de trabalho simplificados para aumentar a produtividade.
Os resultados ainda mostram que apenas 26% dos funcionários em todo o mundo (41% no Brasil) concordam que têm as ferramentas necessárias para agilizar seus processos de trabalho, apesar de usarem em média 10,5 soluções diferentes por mês. Também no Brasil, 92% afirmam que a consolidação de tecnologias das empresas deveria ser uma alta prioridade e, globalmente, os colaboradores acreditam que poderiam economizar mais de 10 horas por semana com esse movimento.
Embora exista intenção positiva, as organizações precisam melhorar os recursos para entregar e capacitar os funcionários com as plataformas que lhes permitam ser produtivos e prosperar. Com as soluções certas, as pessoas podem otimizar processos com automatização, melhorar a colaboração e simplificar a comunicação entre as equipes em diferentes regiões e até fusos horários, aumentando assim a produtividade em toda a organização. Isto é importante à medida que a realidade empresarial continua a evoluir e as companhias precisam ser mais ágeis.
As empresas também devem estar abertas a reimaginar a infraestrutura e os processos existentes para apoiar os funcionários da forma que possam entregar melhores resultados, seja consolidando o número de soluções de software em toda a organização ou substituindo por outras mais flexíveis que podem automatizar processos repetitivos e liberar tempo para um trabalho ainda mais estratégico. De acordo com os resultados da pesquisa da monday.com, 84% dos entrevistados em todo o mundo e 95% no Brasil acreditam que a automação de fluxos aumentaria a produtividade, deixando-os mais felizes.
Embora o local onde trabalhamos possa ter mudado, a força de trabalho pós-pandemia é mais flexível do que nunca e anseia por produtividade. As organizações precisam apoiar essas necessidades com as ferramentas certas, além de garantir a implementação de processos e operações simplificados para que possam ter sucesso.
(*) Líder Técnico de Parceiros da ilegra, empresa global de design, inovação e software. (**) Channel Partner Manager da monday.com no Brasil.